Paraíba Já revela esquema na Saúde de JP na gestão Cartaxo: “produtos superfaturados, supostas propinas e uso de ‘vales'”

Publicado em sexta-feira, janeiro 3, 2020 · Comentar 


O fornecimento de produtos para a Secretaria de Saúde de João Pessoa desde o início da gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PV), de acordo com denúncia do Ministério Público da Paraíba (MPPB), funciona através de um esquema onde uma das engrenagens é o chamado “vale”. Um “vale” seria a entrega de material por parte de uma empresa com valor superior ao praticado no mercado, sem nenhum tipo de segurança jurídica e contratual ou, em havendo contrato, sem a emissão de empenho, mas tão somente a promessa de pagamento.

Destalhes desse esquema foram publicados no Paraíba Já com base, segundo o site, em inquérito do Ministério Público.

Os detalhes são estarrecedores, pois segundo informa a matéria, mesmo com o pagamento, as empresas sequer chegavam a realizar a entrega do material, ou quando faziam, era de forma parcial.

“Depois de criado os laços de confiança, a SMS começou a solicitar vales a essas empresas que encaminhavam o material através de notas de remessa, gerando posteriormente a nota fiscal momento em que os gestores da SMS atestavam e pagavam, mas sem a entrega parcial/total do material”, versa trecho da denúncia.

A extensa matéria é riquíssima em detalhes de com o funciona o esquema dentro da secretaria de saúde da capital.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Da Redação 
Do ExpressoPB

 

Comentários