Prefeitura de Mari, através da SMDEA, promove palestras sobre piscicultura e carcinicultura

Publicado em segunda-feira, novembro 4, 2019 · Comentar 


A prefeitura de Mari, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário realizou na manhã da quinta-feira, 31/10, importante reunião no Salão Paroquial Bom Pastor, com os criadores de tilápia e de camarão do município, que contou com palestra sobre os procedimentos legais para a implantação de unidades de piscicultura e carcinicultura, conduzida pelo engenheiro de Pesca, o Sr. Elton Cunha, Assessor Estadual da EMPAER, e o Coordenador do PRODETER da Pesca, o Sr. Kennedy Wanderley, Agente de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Nordeste.

O principal objetivo da reunião foi a incorporação de um conjunto de estratégias, através do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste– PRODETER, que objetiva potencializar as atividades de produção de tilápia e de camarão, com a construção e implementação de um plano de ação, do fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais e da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.

De acordo com o Agente de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Nordeste, Kennedy Wanderley, “o Programa atua ativamente na organização das atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, na difusão de tecnologias/ inovação e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico local e da região”, disse.
Kennedy Wanderley ressaltou que o Banco do Nordeste disponibiliza de recursos financeiros aos produtores que são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Com intuito de tornar essas transformações efetivas e perenes, a metodologia de trabalho do Programa de Desenvolvimento Sustentável e seu conjunto de estratégias surgem de ampla discussão interna, envolvendo o quadro gestor e o quadro técnico do Banco do Nordeste, aproveitando toda experiência acumulada com iniciativas de desenvolvimento local e territorial.

Entre outros assuntos abordados pelo Assessor da EMPAER, Elton Cunha foi elencado a necessidade de o produtor manter a regularidade de sua propriedade perante os órgãos ambientas. “A EMPAER está à disposição de todo e qualquer produtor, no sentido de prestar a assistência técnica necessária, analisando e acompanhando todos os projetos apresentados, com o objetivo na fomentação e melhoria da qualidade de vida dos criadores. Porém, os produtores que entrarão em processo de financiamento bancário precisam ter o imóvel inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR), pois o BNB exige essa documentação”, explicou.

 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ExpressoPB Mídia Marketing (@expressopb) em

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari, Severino Ramo, destacou que as ações de organização locais permitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nas comunidades. “A concessão do crédito é uma das vertentes do desenvolvimento. No formato apresentado pelo PRODETER apresenta risco mitigado para o Banco do Nordeste, em virtude do grau de estruturação em que se encontrarão os produtores de tilápia e camarão de Mari, no momento mais adequado para a concessão do financiamento”, avaliou.

No decorrer do evento, o secretário Severino Ramos socializou duas importantes informações: disse que, “acabara de receber uma ligação telefônica da SEDAD, na qual foi informado que o Estado, via EMPASA irá fornecer alevinos de tilápias para os piscicultores ali presentes, e que eles procurassem a SMDEA para preenchimento de um cadastro para poder receber os alevinos”; informou também que os servidores da Universidade Federal da Paraíba ali presente, havia vindo participar do evento para comunicar que o município de Mari será inserido no Arranjo Produtivo Local da Pesca que está sendo desenvolvido pelo Instituto UFPB de Desenvolvimento – IDEP.

O coordenador do Projeto AQUAPARAÍBA, o Sr. Gustavo Costa, do SEBRAE, presente no evento, enfatizou a importância de se buscar produzir de forma organizada e com qualidade, desde a questão da escolha dos alevinos, ração e cuidados com o manejo. Falou, ainda, que o SEBRAE tem muito interesse na atividade produtiva da piscicultura e da carcinicultura, visto o seu potencial econômico e social para a comunidade ser muito forte.

Além da participação de cerca de 40 pessoas interessadas na criação de peixes e camarão, estiveram presentes o presidente da Colônia de Pescadores Z71, de Mari, o Sr. Jobson Ferreira, o titular e o adjunto da secretaria de Agricultura de Jacaraú, o secretário de Agricultura do município de Cruz do Espírito Santo, representante da EMPAER daquele município, Carlos Gadelha e a Professora Verônica, da UFPB/IDEP e o gerente do Banco do Nordeste, da agência do município de Sapé.

Ao final ficou combinado que a distribuição dos alevinos de Tilápias será feita na segunda quinzena de novembro, quando na oportunidade será realizada uma palestra pelo consultor do Sebrae e pelo o agente do AGROAMIGO do Banco do Nordeste.

Da Redação 
Com Assessoria 

Comentários