Opinião: João repete Cartaxo e Agra e Ricardo se reencontram pela história

Publicado em quinta-feira, setembro 19, 2019 · Comentar 


Veja, caro leitor,  que a historia se repete, como dizia o filosofo Kal Max,  a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa. Digo que ela [história] é implacável com seus personagens, mais cedo ou mais tarde eles sempre se reencontram.

O que acontece hoje entre Ricardo e João foi o mesmo que ocorreu entre Luciano Agra e Luciano Cartaxo em 2013, quando Agra – impedido de disputar a reeleição por seu partido – decidiu apoiar Cartaxo para derrotar os socialistas como resposta ao fato de ter sido preterido para concorrer a reeleição.

Não quero me ater a esse fato partidário em si, mas ao fato de que após ganhar a prefeitura de João Pessoa com o apoio de Agra, Cartaxo escanteou o seu principal cabo eleitoral e caminhou sozinho. Pouco tempo depois, Agra partiu para a eternidade, mesmo assim foi visível o escanteio sofrido por seu então candidato após a vitória. Nesse ponto da história Agra e Coutinho se reencontram, pois seus destinos se confluem.

A confluência entre Ricardo e Luciano Agra parece ter como fator determinante o mesmo personagem: Nonato Bandeira. Dizem que foi ele o provocador da ‘rixa’ entre Ricardo e Agra nos idos de 2012 e agora é o provocador da cizania entre João e Ricardo, pelo menos é o que deixou claro recentemente o ex-governador.

Ricardo recebe de João o mesmo que Agra recebeu de Cartaxo meses após ganhar, um a prefeitura o outro – mais recente – o governo da Paraíba.

Em tempo: Apesar de ter sido o grande beneficiado quanto ao episódio político de 2012,  tendo sido ‘ofertado’ como vice na chapa de Luciano Cartaxo, o jornalista Nonato Bandeira voltou aos braços de Ricardo anos depois, para – repito – segundo o próprio ex-governador, provocar mais uma vez  ‘estragos’ no jardim dos girassóis.

Leia outros artigos do colunista Marcos Sales AQUI.

Marcos Sales
Contato com a coluna: @Salles_Marcos
Email: marcosexpresso@live.com

Comentários