Novos vazamentos revelam que apresentador Faustão, da Globo, orientou procuradores a falar pro povão

Publicado em sexta-feira, julho 5, 2019 · Comentar 


A reportagem de capa da revista Veja que chaga às bancas nesta sexta-feira (5), assinada pelos jornalistas Glenn Greenwald, Edoardo Ghirotto, Fernando Molica, Leandro Resende e Roberta Paduan, não apontam apenas a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, e de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) nos inquéritos da Lava Jato, mas revelam a preocupação da força-tarefa com a comunicação para a opinião pública.

Em um dos diálogos que Moro manteve com o procurador e coordenador da operação, o procurador Deltan Dallagnol, o ex-juiz afirma que recebeu conselhos do apresentador Fausto Silva para melhorar a empatia com a população.

No diálogo transcrito das mensagens do aplicativo Telegram, datado do dia 7 de maio de 2016, Moro, diz ter sido procurado por Faustão que queria cumprimentá-lo pelo trabalho da Lava Jato. Na ocasião, Moro destaca que o apresentador aconselhou que os integrantes da operação mudassem a linguagem “para todo mundo entender”.

“Ele [Fausto Silva] disse que vcs nas entrevistas ou nas coletivas precisam usar uma linguagem mais simples. Para todo mundo entender. Para o povão. Disse que transmitiria o recado. Conselho de quem está a (sic) 28/anos na TV. Pensem nisso”, escreveu Moro.

Segundo a reportagem, o apresentador Fausto Silva confirmou o encontro e o teor da conversa mantida com Moro.

 

Da Redação 

Com Brasil 247

Comentários