Em Campina Grande: Prefeitura não repassa há seis meses recursos do SUS para a Apae, revela Galego do Leite

Publicado em quarta-feira, fevereiro 13, 2019 · Comentar 


A Prefeitura de Campina Grande mais uma vez está em atraso com relação aos repasses do SUS para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), revelou esta semana o vereador Galego do Leite, do Podemos, que confirmou as informações após mais uma visita à entidade. Segundo o parlamentar, já são seis meses de atraso nos repasses da pactuação do SUS, além da falta de pagamento das subvenções sociais.

“Já está havendo cortes de funcionários em virtude da situação crítica das finanças da Apae, que, consequentemente, terá que reduzir o número de atendimentos prestados, o que é um problema grave e profundamente lamentável. A prefeitura não fez repasses de recursos do SUS de junho a dezembro de 2018 e, além disso, a Apae não recebeu as subvenções de novembro e dezembro”, explicou Galego.

O vereador ressaltou que sua denúncia tem como objetivo não meramente criticar, mas principalmente buscar solução para o caso, tendo em vista a importância do serviço prestado pela Apae e a gravidade da crise que afeta a instituição, problema ampliado pelos constantes atrasos dos repasses pelo Município dos recursos do SUS, assim como pelo descumprimento dos pagamentos das subvenções.

Galego do Leite confirmou, inclusive, o pedido de audiência à secretária de Saúde do Município, Luzia Pinto, a fim de discutir o assunto. “Precisamos conversar com a secretaria a respeito dos repasses dos valores provenientes do SUS, com o objetivo de saber o que está ocasionando esse atraso e como e quando essa intercorrência será resolvida. A Apae não pode continuar nessa situação, que chega a ser profundamente desumana”, complementou o vereador.

Da Redação 
Com Assessoria

Comentários