sábado, 15 de dezembro de 2018
SIGA-NOS

Faltando quatro dias para o Enem conheça técnicas para controlar a ansiedade



Publicado em quarta-feira, outubro 31, 2018 · Comentar 

 

 

Uma técnica de relaxamento importante e que poderia ser utilizada para controlar a ansiedade é a Jacobson. A psicóloga comportamental Maria Raquel Gonçalves de Araújo esclarece: “É uma técnica baseada em respiração profunda diafragmática, aliada a contrações seguidas de relaxamentos musculares de parte por parte do corpo humano”.

Conversamos também com Diana Helena, instrutora do DeRose Method, e ela listou cinco dicas para administrar a ansiedade antes do Enem:

Com o som de um relógio, contar 4 segundos para inspirar, 4 segundos com os pulmões cheios e 4 segundos esvaziando os pulmões. Faça isso durante 3 minutos todos os dias, uma semana antes da prova. No dia do Enem, faça durante 5 minutos.

Antes de dormir, à noite, visualize o resultado desejado na prova e imagine você realizando o Enem como se estivesse vivenciando o momento, com confiança e acertividade. Imagine como se fosse um filme, rico em detalhes.
Quando você cria a mentalização, gera um arquétipo para a conquista do objetivo.

Mantenha o corpo e a mente ativos nos dias que antecedem a prova. Quando você faz atividades que despertam sensação de bem-estar, a sua mente se concentra melhor.
No dia da prova, realize uma rotina natural. Tenha uma boa noite de descanso, um bom café da manhã e uma atividade que seja prazerosa.
O conteúdo já foi assimilado, o período antes da prova é para você descontrair.

Ter em mente que “Eu nunca perco, ou eu ganho ou eu aprendo”. Esse é o passo mais importante. Quando você se preocupa mais com o aprendizado do que com o resultado, seu rendimento na prova é maior!
Outra dica de ouro é conhecer com antecedência o local da prova. Usar o mesmo transporte que utilizará no dia é importantíssimo para minimizar a ansiedade sobre o deslocamento e a surpresa do local da prova.
No último dia 22, o Inep divulgou os locais de provas e quase uma semana depois 20% dos candidatos não tinham acessado o cartão de confirmação com o endereço de onde fará o exame. Para quem almeja começar um futuro profissional através desta prova, não é aconselhável deixar tudo para a última hora. Imprevistos acontecem e podem influenciar em toda a sua preparação” 
Lembre-se: o seu resultado dependerá de vários fatores, incluindo o seu poder de organização, tanto de ideias/conhecimentos quanto de antecipação dos “problemas”.

Chegue cedo, sinta-se confiante e controle sua ansiedade. A hora é agora! Dê o seu melhor e certamente os resultados virão na mesma proporção!

Fonte: Metrópoles

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48