Duas Estradas servirá de cenário para a minissérie “O Sumiço de Santo Antonio”, da UFPB, neste fim de semana

Publicado em sexta-feira, outubro 19, 2018 · Comentar 


Com o apoio da Prefeitura Municipal de Duas Estradas através da Secretaria de Cultura e Turismo, a Estação Ferroviária servirá de cenário para gravação de algumas cenas da minissérie “O Sumiço de Santo Antônio” neste domingo (21). A colaboração inclui o envolvimento dos usuários do SCFV na minissérie após a participação na oficina que acontecerá neste sábado (20) e será aberta a todos que desejarem fazer parte da gravação, como figurante, nas dependências do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a partir das 10h, para se familiar com os equipamentos, enquadramentos e posicionamento de câmeras. Ainda há vagas para esta oficina e não há limite de idade. Quem se interessar, pode se inscrever por este link “https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdjmPjKKhS1GZELGCS_4NiV3L4IKJNVz5quedwt9ueBhgb6Mg/viewform?usp=sf_link” ou direto no SCFV instantes antes do início da oficina.

A minissérie

Vila Pequena – A “Cidade do Amor”, mais conhecida como a fictícia Vila Pequena, é uma localidade pacata onde todos vivem felizes. Na véspera da festa de Santo Antônio, sua imagem desaparece da igreja local, passando a cidade a viver uma mudança. É quando, por causa das crendices populares, que envolvem o santo casamenteiro, todas as mulheres solteiras passam a ser suspeitas e por isso são interrogadas pela delegada local. Constitui-se assim um pano de fundo para emergirem os diversos personagens e suas tramas, muito presentes em histórias populares, como o coronel ambicioso, o prefeito e a primeira dama com seus conchavos políticos, o mocinho e a mocinha num romance proibido, as fofoqueiras da janela, a chegada do forasteiro, entre outros.

Com direção de Valeska Picado e Cely Farias, o programa será exibido na TV UFPB, associada à TV Brasil, no canal aberto 43 UHF e na NET, canal 22.

O elenco inclui nomes como Zezita Matos, Carlos Anísio, Osvaldo Travassos, Rosa Carlos, Mônica Macêdo, Everaldo Pontes, Everaldo Vasconcelos e Betânia da Silva.

A minissérie está dividida em dez episódios de trinta minutos e as suas filmagens começaram no mês de junho deste ano e já passaram pelas cidades João Pessoa, Cabedelo, Areia, Conde – Paraíba, e em Igarassu – Pernambuco.

Produção – Esse programa de teledramaturgia tem a colaboração de participantes e a TV UFPB realiza todo o trabalho de produção e filmagens da minissérie com profissionais e estagiários. O elenco e os demais integrantes da equipe técnica participam voluntariamente. Já os parceiros colaboram com os demais produtos e serviços demandados no processo.

“A minissérie ‘O sumiço de Santo Antônio’ está vinculada ao ‘Projeto de Extensão Experiências Criativas na TV’, criado no ano de 2016, que reforçando o compromisso da Universidade com a educação, zela pela produção de obras televisivas relevantes à população paraibana, que reflitam a realidade e valorizem a identidade cultural, utilizando recursos da teledramaturgia, do jornalismo e das formas de artes midiáticas contemporâneas”, finalizou Valeska Picado, diretora da Minissérie.

 Da Redação
Com informações da UFPB

Comentários