Mortes por overdose nos EUA têm recorde e superam 72 mil em 2017

Publicado em domingo, agosto 19, 2018 · Comentar 


Derivados do ópio e maconha sintética matam centenas
REUTERS/Brian Snyder/22.12.2017

Um dos maiores problemas de saúde pública nos Estados Unidos, as mortes provocadas por overdose de substâncias químicas aumentaram 7% no ano passado em relação a 2016.

Ao todo, 72.287 pessoas morreram por conta do uso excessivo de drogas nos Estados Unidos em 2017, segundo dados do órgão de saúde pública para o controle de doenças do país (CDC, na sigla em inglês).

Para efeito de comparação, as mortes por razões ligadas às drogas atingiram 66 mil em 2016 e 54 mil em 2015.

A situação é tão preocupante que até mesmo o presidente americano Donald Trump já se manifestou dizendo que a luta contra as drogas é uma das emergências de seu governo.

De acordo com o relatório divulgado na semana passada, a overdose é um problema principalmente nos estados de Nebraska, Nova Jersey e Carolina do Norte.

K2, a maconha sintética

Os opióides foram de longe as substâncias mais usadas pelos norte-americanos, causando pelo menos 42 mil mortes.

No entanto, chama a atenção o crescimento do uso de substâncias sintéticas, superando, inclusive as mortes pelo uso de heroína.

Uma nova droga que têm chamado a atenção é um tipo de maconha sintética, conhecida como K2, que causou uma centena de casos de overdose em no parque New Haven Green nos Estados Unidos em apenas dois dias.

A overdose coletiva aconteceu em um parque da Universidade de Yale e começou na última quarta-feira (15). Nenhuma pessoa morreu, mas dezenas tiveram que ficar internadas.

Três pessoas já foram presas acusadas de distribuírem o K2 para a população em situação de rua que vive no parque.

O K2 pode ser de 2 a 100 vezes mais potente que a maconha. Seus principais sintomas são alucinações, vômitos e aumento no ritmo cardíaco.

Ao menos 72 mil pessoas morreram em decorrência das drogas nos EUA

Ao menos 72 mil pessoas morreram em decorrência das drogas nos EUA

Da Redação
Com R7

Comentários