Após ‘lacuna’ de mais de 11 anos, Prefeitura de Mari cumpri a lei e elege representantes para Conselho de Cultura

Publicado em segunda-feira, julho 23, 2018 · Comentar 


A Prefeitura do município de Mari, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e a Gerência de Cultura, realizou na tarde dessa sexta-feira (20), no salão paroquial Chico Mendes, eleição para escolha dos representantes de diversos segmentos culturais, que passarão a compor o Conselho Municipal de Cultura.

De acordo com o gerente de Cultura de Mari, Fábio Brito, o conselho ocupa um papel importante dentro da atual gestão municipal. “É um meio de debate entre a sociedade civil e o governo sobre as questões da promoção da cultura dentro do município, além de ajudar a criar políticas públicas na área”, pontuou.

A data serviu, também, para o preenchimento de uma lacuna de mais de 11 anos entre a aprovação da lei que instituiu a política cultural em Mari e a sua efetiva implantação, e que de acordo com os artistas deverá ser encaminhado ao Chefe do Poder Executivo propositura no sentido de ser enviado para apreciação dos senhores vereadores um novo projeto de lei, que seja atual e atenda aos interesses de todos segmentos culturais do município, nas áreas da Literatura, Teatro, Música, Artes Plásticas e Dança, conforme determina a Lei de criação do Conselho Municipal de Cultura.

Ao todo, foram eleitos cinco conselheiros representantes da sociedade civil, conforme suas áreas de atuação. Os eleitos democraticamente são: Alex Sander Claudino da Silva (Teatro); Adriano Basílio Martins (Música); Diogo Oliveira V. dos Santos (Dança); Vanderley Silva dos Santos (Literatura) e Adriano Alexandre da Silva (Artes plásticas).

A partir da identificação dos representantes dos segmentos presentes, foi sugerido que fosse apresentado o nome de cada categoria cultural para fazer parte do Conselho Municipal de Cultura, ficando assim constituído: Fábio Brito – Gerente Municipal de Cultura; Adriano Basílio – representante do segmento Musical e Adriano Alexandre – representante do segmento das Artes Plásticas.

Ao final, o gerente municipal de Cultura, informou que irá encaminhar os nomes ali eleitos para o chefe do Poder Executivo proceder a nomeação dos mesmos, juntamente com os representantes do Poder Legislativo e do Executivo.

Da Redação 
Com Ascom/PMM

Comentários