Secretário destaca visita à Cooperativa de Flores de Pilões: “Mari precisa copiar as boas coisas”

Publicado em quinta-feira, julho 5, 2018 · Comentar 


O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário do município de Mari, Severino Ramo, destacou na manhã desta quarta-feira (04) no Programa Liberdade de Expressão da Rádio Araçá FM, a visita que fez a cidade de Pilões, no brejo, para conhecer de perto a experiência da Cooperativa de Flores, tocada por um grupo de mulheres daquele município.

“São mulheres guerreiras e lutadores, que saíram da palha da cana-de-açúcar para empreender em um segmento que, segundo o ditado popular, “até Deus duvidava – plantar, colher e comercializar flores de alta qualidade no brejo paraibano. As mulheres são esposas, filhas e netas das canavieiros boias-frias da massa falida da usina de cana-de-açúcar Santa Maria.”, disse Ramo ao revelar que atuou naquela região  por cerca de 10 anos, quando era “Educador Popular” do Serviço de Educação Popular – SEDUP, ligado a Diocese de Guarabira.

Segundo o secretário, foi a partir do desespero por não haver possibilidade de trabalho, que as mulheres sonharam, se organizaram e se tornaram a primeiras mulheres produtoras de flores da Paraíba e hoje já conquistaram a Paraíba, o Brasil e até parte do mundo, chegando até a exportar flores produzidas naquela cidade.

Ramo disse que  de tudo que observou, o que mais lhe chamou a atenção e impressionou foi a localização das estufas onde são cultivadas as flores: “um lugar íngreme e de difícil acesso, mesmo estando sem chover nos últimos 10 dias, quase não consegui chegar na primeira unidade, visto que não segunda unidade na qual são produzidas as belíssimas rosas, eu não consegui chegar.”, disse.

Por fim, o secretário questionou o porquê de um município como o de Mari, que dispõe de uma série de variáveis positivas se comparado com aquela região de Pilões, não consegue empreender algo semelhante.

“A minha visita àquele empreendimento teve por finalidade observar e aprender um pouco sobre a determinação e a organização das “mulheres das flores de Pilões. Tenho fortes motivos para acreditar que Mari ainda se tornará num grande produtor de hortaliças em estufas, como lá elas produzem flores!”, disse para concluir  afirmando que Mari precisa copiar as boas coisas.

Da Redação 
Do ExpressoPB

Comentários