Em Jacaraú, suposto salários atrasados motiva briga entre secretário e servidor

Publicado em sábado, fevereiro 24, 2018 · Comentar 


Daniela e Gilvan (ao centro) recebendo dinheiro da vaquinha feita por amigos

Na tarde da última quinta-feira (22) o secretário de Transportes da Cidade de Jacaraú, senhor Edilson Lopes, popular Lavandeira, teria se envolvido em uma confusão e supostamente demitido entre insultos um dos motoristas da Prefeitura Municipal.

Segundo informações de testemunhas, Gilvan de Souza, que trabalha como motorista há quase 13 anos, sofreu assédio moral por parte do Secretário Lavandeira. O atrito teria acontecido em praça pública, no centro da Cidade, quando o Secretário teria se alterado e aos berros e xingamentos, humilhado o servidor público. Ainda segundo informações de testemunhas, Lavandeira tomou a chave do ônibus que Gilvan conduzia e pediu que o mesmo se retirasse do veículo. O Secretário supostamente teria garantido que a partir dali, Gilvan não faria mais parte do quadro de funcionários.

O motivo da confusão teria sido a cobrança por parte de Gilvan de três meses de salários em atraso.
Em áudio compartilhado em rede social, o Secretário Lavandeira desmente a versão das testemunhas e afirma que na verdade ele é que foi desrespeitado. Segundo Lavandeira, o servidor estava atrasado e após sua cobrança por telefone, Gilvan o teria agredido com palavras de baixo calão. Nossa equipe procurou ouvir a versão do Secretário, mas ele estava fora da Cidade, e garantiu que esclareceria os fatos em outra oportunidade.

Entramos em contato com Secretário de Administração, senhor Emílio Junior, para apurar a informação de atraso salarial. Emílio Junior, que antes respondia pela chefia de gabinete, disse que tomou posse do cargo recentemente, não explicou o motivo do atraso, mas garantiu que o problema de Gilvan já estava resolvido. Direto de Brasília, onde está em viagem oficial, o Prefeito Elias Costa se solidarizou com o servidor e disse que os fatos seriam averiguados para posterior esclarecimento. Ele confirmou a declaração de seu Secretário de Administração, mas também não explicou o motivo, ou se há atrasos salariais.

Entramos em contato com o motorista Gilvan e fomos recebidos por sua esposa, senhora Daniela Gomes, que estava presente no momento da confusão. Daniela confirmou a humilhação pública sofrida pelo marido e narrou às dificuldades que a família tem passado. “Há quase três meses ele (Gilvan) não recebe seu salário, mas não deixou de trabalhar um só dia. Só não estamos passando fome porque temos auxílio de familiares, mas todas as nossas contas estão atrasadas. Pra piorar, ainda tenho que testemunhar meu marido sendo chamado de vagabundo pelo Secretário de Transportes. Isso é um absurdo!”- declarou ao ManchetePB.

Embora o Prefeito e o Secretário tenham declarado ao público a resolução do problema, para Gilvan e Daniela informaram que os salários só poderão ser pagos no próximo dia 28. Ainda segundo ela, a família foi procurada na manhã desta sexta-feira (23) pelo Secretário Lavandeira, para que Gilvan declarasse em público que os dois já haviam se entendido e que retornasse ao trabalho, mas o servidor afirma que não fará qualquer declaração ou retornará ao trabalho, antes que seus proventos sejam pagos.

Após o caso de Gilvan, nossa equipe recebeu diversos outros relatos de servidores denunciando atrasos em seus salários, são motoristas, pedreiros e até professores. Em declaração, os vereadores de oposição informaram que já estão cientes dos fatos e que levarão a denúncia ao Ministério Público.

SOLIDARIEDADE

A confusão pública gerou consternação e revolta popular. Alguns estudantes universitários, que testemunharam o fato, exigem a troca do Secretário por parte da gestão e o retorno de Gilvan ao trabalho. Em solidariedade, várias campanhas estão sendo feitas em favor do motorista.

Hoje, cerca de R$ 950,00, resultado de uma vaquinha entre amigos, foi entregue ao servidor para pagar contas de água e luz em atraso. Cestas básicas também foram entregues por colegas motoristas.

Da Redação 
Com ManchetePB

Comentários