Ministro assina ata que regulamenta leilão de veículos em pátios abertos

Publicado em sexta-feira, dezembro 2, 2016 · Comentar 


ministro_das_cidades_em_joao_pessoa_1Foi assinada na manhã desta sexta-feira (2) a regulamentação da Lei do Leilão, que deve facilitar o processo de destinação de veículos que ficam nos pátios dos órgãos de trânsito do Brasil, especialmente os que estão em locais a céu aberto. A Ata de Regulamentação foi assinada pelo ministro das Cidades Bruno Araújo, em João Pessoa, durante a programação do Dia Nacional de Combate ao Mosquito, que acontece em todas as capitais. “Essa medida nos ajuda a limpar os pátios”, o que, segundo o ministro, vai reduzir os focos de aedes aegypti.

Segundo o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, Jefferson Costa, apenas dois mil veículos foram leiloados nos últimos dois anos no estado, sendo que há 5 mil que precisam sair dos pátios. Esse quadro, segundo ele, deve mudar a partir de fevereiro, quando as novas regras passam a vigorar e reduz a burocracia.

“Outra estruturante [da medida] é que conseguimos a remoção dos veículos dos pátios para uma local contratado coberto, uma medida que vai ajudar no combate a estes focos”, prevê.

Além da assinatura da regulamentação, o ministro também entregou as chaves de veículos que vão atuar no combate ao mosquito nas cidades de Cacimba de Areia, Lastro, Serra da Raiz e Zabelê. A agenda segue até o fim da manhã.

Durante a visita, o ministro destacou que obras como a do viaduto do Geisel, em João Pessoa, previsto para ser inaugurado dia 20 e que recebe recursos federais, só estão tendo pagamentos autorizados se os canteiros de obras estiverem respeitando as medidas de combate ao mosquito. “Aqui em João Pessoa, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) também está participando de campanhas para divulgar as medidas de combate”, destacou.

Sexta é dia de combate
Em todo o Brasil, o mutirão está sendo realizado em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais, marcando a intensificação das ações de combate e, consequentemente, impedindo a proliferação do mosquito. A ideia é que, a partir do Dia de Mobilização, todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos, incentivando todos os segmentos da sociedade a fazer a sua parte. Essa campanha traz como foco “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”.

Desde a identificação do vírus Zika no Brasil e a associação com os casos de malformações neurológicas, no segundo semestre de 2015, o governo federal tem tratado o tema como prioridade. Por isso, no final do ano passado, foi criada a Sala Nacional de Coordenação e Controle, além de 27 Salas Estaduais e 1.821 Salas Municipais, com o objetivo de gerenciar e monitorar as iniciativas de mobilização e combate ao vetor, bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. A Sala Nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e conta com a presença dos integrantes de nove pastas federais.

Da Redação
Com G1

Comentários