Após quase três anos de tentativa, Feira da Agricultura Familiar será implantada em Mari/PB, garante novo prefeito

Publicado em quinta-feira, novembro 24, 2016 · Comentar 


bf967cbf-db9d-4fce-a003-461746221a67Na tarde desta quinta-feira (23), o prefeito eleito de Mari, Zona da Mata da PB, Antônio Gomes, participou de uma reunião com os agricultores familiares que irão implantar a Feira de Base Agroecológica da Agricultura Familiar. A feira é um projeto discutido e aprovado pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Norte, dentro do programa PROINF/MDA-SDT.

Aprovado desde 2012 e com os recursos liberados em 2013 a burocracia governamental impediu a imediata execução do projeto só vindo a ser viável em 2015 com a aquisição dos equipamentos e instrumentos para a feira, por parte da Secretaria de Estado da Agropecuária da Paraíba. Desde então, os membros do colegiado e assessores territoriais vêm fazendo articulação com poder público local, com vista a firmar parceria para a implantação da feira, no entanto, por mais que os representantes da administração municipal tenham se comprometido em assumir a parte de responsabilidade do poder público, nada foi feito, a não ser a limpeza do local onde a feira será instalada.

57edf683-b34f-465e-9f62-63df0834604f

Na reunião, os agricultores apresentaram um relato do périplo que eles fizeram junto a administração do atual prefeito Marcos Martins, no sentido de fazer cumprir a parceria com o poder público local. Pelo projeto o município de Mari deveria assumir a confecção de jalecos para os feirantes, produzir as faixas de identificação das barracas, realizar a limpeza/pintura do local, além de colocar um ponto de água e de energia, mas depois de inúmeras reuniões com representantes da gestão para cobrar a ações firmadas na parceria, ficou constatado que apenas a limpeza do local foi feita, mesmo com a inauguração da feira sendo marcada e desmarcada por algumas vezes,  a última delas para o dia 06 deste mês, o que acabou não acontecendo.

Diante da falta de compromisso do gestor atual, os agricultores familiares decidiram por procurar o prefeito eleito e buscar assumir um compromisso com o mesmo, no sentido de garantir, a partir de janeiro, que ele ponha em prática a parceria firmada com a gestão anterior.

31236ca9-9fb6-4cbe-89a1-41389f65d2bd

O Prefeito eleito se colocou a disposição dos agricultores e se comprometeu a instalar a feira a partir da segunda semana de janeiro e enfatizou a importância se ter uma alimentação saudável na mesa da população. “Nosso povo tá com muitas doenças, porém não sabe de onde vem, e eu digo: vem dos venenos que a gente come todos os dias, seja nas verduras, nas frutas e até na água que está contaminada com produtos tóxicos. Os nossos amigos estão bons hoje, amanhã aparece com um câncer e de vem isso? dos produtos envenenados que a gente come”, enfatizou Gomes.

A feira contará com 18 barracas, equipadas com balança digital, freezer, caixa térmica, caixas plásticas, caixas galeias, lixeiras, seladoras, além de implementos agrícolas (moto cultivadores e roçadeiras movidos a combustível) para facilitar a produção familiar dos agricultores envolvidos na feira e funcionará no Mercado Público Municipal, inicialmente, aos sábados, das 05:00 às 10:00.

Participaram da reunião os membros da feira, membros do NEDET/UFPB, representantes do STR  e do SINTRAF de Mari, representante da Rádio Araçá FM, o Sr. Sérgio Melo, esposo da vice-prefeita eleita, o prefeito eleito e o Padre da cidade.

Da Redação 
Do ExpressoPB

 

Comentários