Boqueirão chega a 5,8% da capacidade total e Cagepa só pode retirar mais 1%

Publicado em domingo, novembro 13, 2016 · Comentar 


boqueirao_3O açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), no Cariri paraibano, chega a marca histórica de sua capacidade total e acumula apenas 5,8%, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (11), pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Com esses novos números, a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa) só tem autorização oficial para retirar mais 1% do volume de água do manancial. O limite foi estabelecido por uma resolução da Agência Nacional de Águas (ANA), 960/2015, publicada em 2015, e a Cagepa aguarda a publicação de uma nova resolução para poder seguir usando a água do açude depois desse limite.

No último 03 de novembro, o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, concedeu entrevista a uma emissora local e na oportunidade, tentou “tranquilizar” a população campinense acerca da crise hídrica, descartando um possível colapso e garantindo que as águas de Boqueirão devem durar pelo menos até abril de 2017.

Boqueirão é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios. O açude tem a capacidade total de 411.686.287 de metros cúbicos de água, mas está com apenas 24.056.574 e caindo.

Da Redação
Com Política Mais Cedo

Comentários