Juiz do DF libera Lula de ir a audiência judicial marcada para esta terça

Publicado em segunda-feira, novembro 7, 2016 · Comentar 


lula5A Justiça Federal de Brasília dispensou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  e outros quatro réus de comparecer à audiência marcada para esta terça-feira (8) que irá tomar depoimentos de testemunhas de acusação do processo que apura uma suposta tentativa de obstrução das investigações da Operação Lava Jato.
A decisão foi tomada pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília. O magistrado acolheu pedido da defesa de Lula.
A  Divisão da Operações Especiais da Polícia Civil do Distrito Federal já havia até sido acionada para fazer a segurança do juiz responsável pelo caso.
Em julho, o magistrado aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público e  transformou Lula e outros quatro em réus: o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete do parlamentar mato-grossense Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Édson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.
Eles são acusados de tentar obstruir a Justiça tentando comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores do esquema de corrupção que atuava na estatal.
Na decisão, a Justiça Federal ainda marcou para o dia 15 de fevereiro de 2017 o depoimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que será testemunha de defesa de Lula.

Da Redação
Com G1

Comentários