Em Brasília: centenas de vaqueiros paraibanos participam de manifestação pró vaquejada

Publicado em terça-feira, outubro 25, 2016 · Comentar 


20161025094530Centenas de vaqueiros paraibanos já estão em Brasília, Capital Federal, participando de uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, que acontece desde as primeiras horas desta terça-feira (25). Segundo a organização, o número de participantes superou a expectativa.

O presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores da Paraíba, Valter Trigueiro, disse que o movimento concentra 700 caminhões de todo o país. “Só da Paraíba, são 60 caminhões e quatro ônibus”, afirmou.

A previsão é que por volta das 14h os manifestantes participem de uma audiência pública no Senado para debater o assunto.

O objetivo é pressionar os senadores a aprovar um projeto de lei que tramita no Congresso e que reconhece o rodeio e a vaquejada como patrimônio imaterial artístico e cultural do país.

Na prática, o projeto regulamenta essas competições em todo o país. A ideia da manifestação partiu de entidades paraibanas. Em Brasília, nomes como Ivete Sangalo e Mano Walter, além de grupos como Arreio de Ouro e Mastruz com Leite são esperados, em defesa da regulamentação da vaquejada.

O protesto dos vaqueiros acabou causando alterações no trânsito de Brasília. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) interditou duas faixas do Eixo Monumental nos dois sentidos para a passagem da cavalgada da “Mobilização Nacional em Apoio à Cultura Nordestina”. A interdição é da Rodoviária do Plano Piloto até o Congresso Nacional.

Na Paraíba, cerca de 100 mil pessoas estão ligadas direta ou indiretamente à vaquejada. Numa competição como a da Maria da Luz, há uma movimentação de R$ 3 a R$ 4 milhões, de acordo com os dados de Trigueiro. A vaquejada começa na quinta-feira (13) e vai até o domingo. Esta vaquejada é um das etapas do campeonato nacional. Já foram solicitadas mais de 1,3 mil senhas, que garantem a inscrição para a competição.

Apesar da declaração de inconstitucionalidade da lei do Ceará, o que para muitos juristas dá repercussão nacional, proibindo a realização de vaquejadas, está mantido na íntegra o calendário dessas competições no território paraibano, até o final do ano. Em todos os finais de semana ocorrerão vaquejadas em diferentes municípios do estado.

No Senado Federal tramita o projeto de lei que eleva o rodeio e a vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. O projeto é de autoria do deputado federal Capitão Augusto (PR-SP). Já tramita na Comissão de Cultura e Esportes do Senado, tendo como relator o senador Otto Alencar (PSD-BA). A comissão é presidida pelo senador Romário (PSB-RJ). Dos paraibanos, tem apenas o senador Raimundo Lira (PMDB).

Confira abaixo a programação divulgada pela organização do evento (horário de Brasília)

08h – Missa do vaqueiro (Catedral de Brasília)

10h – Ato público em frente ao Congresso Nacional

12h – Vaqueiros em trajes típicos receberão a benção na Catedral de Brasília

17h – Concentração em frente ao Congresso Nacional para a Grande Cavalgada “Vaquejada Legal”, com retorno ao mesmo local

18h – Ave Maria, interpretada por artistas, em homenagem aos vaqueiros e cavaleiros do Brasil

19h – Manifestação com grandes artistas musicais do Nordeste em apoio à Vaquejada legal

21h – Término das atividades.

Da Redação
Com Pbagora

Comentários