CMJP deve fazer “eleição casada” para Mesa Diretora

Publicado em sexta-feira, outubro 21, 2016 · Comentar 


Durval-Ferreira-20Assim como a Assembleia Legislativa da Paraíba, a Câmara Municipal de João Pessoa também deve adotar uma ‘eleição casada’ para definir a formação da Nova Mesa Diretora da Casa para o primeiro e também para o segundo biênio da próxima legislatura. Na bolsa de apostas, PP e PSDB é que seriam contemplados com a presidência.

O vereador Durval Ferreira (PP) é cotado para assumir o primeiro mandato, já o segundo ficaria nas mãos do PSDB, através do tucano Marcos Vinícius. Os demais postos da Mesa seriam distribuídos de forma eclética entre os demais partidos, prestigiando tanto o governo, quanto a oposição.

Um dos parlamentares “simpático” a esse rodízio é o vereador Luiz Flávio, do PSDB, aliado de Marcos Vinícius (PSDB), que é cotado para o cargo. O parlamentar disse que a proposta não está fora de cogitação e poderá defendê-la junto á cúpula tucana. “Essa proposta não é algo fora de cogitação. Vamos ouvir a opinião do prefeito Luciano Cartaxo sobre o assunto. Uma eleição casada não estar fora do nosso propósito”, afirmou ao blog do jornalista Anderson Soares.

Ontem, em entrevista, o vereador Durval Ferreira (PP) também ventilou o acordo e se colocou à disposição da Casa para representar os vereadores mais uma vez. O parlamentar acrescentou que acatará a decisão da maioria, trabalhará pelo melhor para a Câmara e ratificou que, caso eleito novamente para o posto, não disputará um segundo mandato nessa legislatura.

“O que for melhor para a Câmara eu também concordo. De uma coisa eu tenho certeza, caso a gente saia candidato agora na primeira Mesa, eu com toda a certeza na outra não serei candidato. Isso nós vamos decidir entre os vereadores presentes e dali decidir a próxima Mesa”, arrematou.

O PSDB, que possui três parlamentares já decidiu que votará fechado e em bloco para a eleger a próxima Mesa Diretora da Câmara de João Pessoa.

O vereador Lucas de Brito (PSL) chegou a sugerir que os candidatos à presidência da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) possam participar de debates públicos para discutir suas propostas administrativas ao legislativo municipal. Na avaliação do parlamentar, esta é uma forma democrática de envolver a sociedade na discussão que, tradicionalmente, é conduzida sem a participação dos cidadãos.

“Precisamos levar em conta que o presidente da Câmara Municipal administra um orçamento que envolve recursos públicos, é responsável por pautar os assuntos que serão tratados pelo legislativo e deve, portanto, debater essa missão com a sociedade”, avaliou Lucas que ressaltou seu interesse em disputar o cargo: “Meu nome está à disposição, assim como também estou aberto aos debates”.

Da Redação
Com Pbagora

Comentários