MP diz que Lula era “comandante máximo” de esquema de corrupção

Publicado em quarta-feira, setembro 14, 2016 · Comentar 


lula-mp-denunciaA força-tarefa da Operação Lava Jato detalha em coletiva de imprensa a denúncia feita contra Lula e outros sete investigados por conta da reforma de um apartamento no Guarujá, litoral paulista.

Segundo o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da investigação, os investigadores chegaram “ao topo da organização criminosa” com a denúncia apresentada hoje. “Chegamos ao comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Deltan disse que o MP não julga “quem Lula foi”, “sua ideologia” ou “o que ele fez pelos brasileiros”. “O que o MPF faz aqui é imputar a ele a responsabilidade por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em um contexto específico”, afirmou.

O procurador declarou que “os dados nos fazem concluir, sem deixar qualquer sombra de dúvidas, que Lula foi o comandante do esquema criminoso descoberto pela Lava Jato”. Ele atribuiu ainda ao ex-presidente o papel de “o grande general” e “peça central” no esquema de corrupção da Petrobras.

O procurador disse que o esquema criminoso tinha que ser comandado por alguém que tinha poder no governo e no partido. Outros líderes partidários, segundo ele, não tinham esse poder. “Lula era o elo comum e necessário entre o esquema partidário e o esquema de governo”.

Da Redação
Com Brasil 247

Comentários