Seis estados têm protestos contra governo Temer nesta sexta-feira

Publicado em sexta-feira, junho 10, 2016 · Comentar 


protesto_campina_grande_prefeitura_em_frenteManifestantes realizaram atos contra o presidente em exercício Michel Temer em ao menos seis estados do país na manhã desta sexta-feira (10). Os atos foram convocados por movimentos sociais e sindicatos e, além de críticas ao governo federal, reúnem reivindicações específicas das categorias.

Os participantes do ato “Fora Temer” se concentraram na Praça do  Centenário, no bairro do Farol, em Maceió, e saíram em caminhada até o Centro. Lá, ocuparam um edifício onde funcionam diversos órgãos nacionais, como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a delegacia federal do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), hoje incorporado à Casa Civil.

O protesto foi encerrado por volta das 13h sem registro de confrontos. De acordo com a organização, cerca de 3,5 mil pessoas participam do ato. A Polícia Militar (PM) registrou a presença de mil pessoas.

Um ato de professores em Campo Grande por garantias de direitos virou manifestação contra Temer. Um boneco batizado de “Michel Terror” foi carregado à frente da caminhada que percorreu as principais ruas da capital. A organização fala em 5 mil participantes. Não havia polícia na manifestação, que foi pacífica.

Um protesto contra mudanças na previdência interrompeu o trânsito em ruas do Centro de Campina Grande pela manhã. Segundo a organização, 1 mil pessoas participaram da caminhada. A Polícia Militar só acompanhou o encerramento da manifestação e diz que eram 400.

A manifestação chegou a fechar o principal cruzamento da cidade, nas avenidas Floriano Peixoto e Venâncio Neiva, passou pela sede da prefeitura e foi até a praça Clementino Procópio, onde se dispersou.

Os atos acontecem na Região Metropolitana de Curitiba. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) bloqueia a Rua Doutor Faivre entre as avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava, no Centro, com cerca de 1,2 mil manifestantes – a polícia não divulgou estimativa até a última atualização da reportagem.

O movimento também realiza atos em frente a uma agência do INSS também no Centro; junto à Refinaria Getúlio Vargas, da Petrobras, em Araucária; na marginal da BR-476, na altura do km 150; em frente à Caixa Econômica Federal da Praça Carlos Gomes; na sede da Petrobras; e na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os bancários atrasaram em 1 hora a abertura de cerca de 20 agências do eixo Marechal Deodoro e de três centros administrativos. Além disso, os servidores públicos municipais fazem um protesto em frente ao Instituto Curitiba de Saúde (ISC), na Avenida Marechal Floriano, contra a falta de repasses da prefeitura para o órgão.

Da Redação
G1

Comentários