O tema pesquisa eleitoral foi abordado pelo diretor-presidente do Instituto Alfa, Emanoelton Borges. A palestra foi moderado pelo empresário de comunicação e jornalista Walter Santos. Ele falou dos modelos de pesquisa (quantitativas e qualitativas) e como devem ser utilizadas, além da sua importância para garantir a vitória nas urnas. De acordo com Emanoelton, a pesquisa é o pilar fundamental de uma campanha e dela partem todas as estratégias.
O publicitário e jornalista Ruy Dantas falou sobre a importância do marketing político nas campanhas eleitorais e o jornalista e radialista Milton Figueiredo mediou o debate. Ruy abordou as eleições majoritárias de 2006, 2010 e 2014 onde os candidatos que largaram da frente acabaram derrotados nas urnas. Falou das mudanças e restrições para o pleito deste ano.
O evento foi encerrado com uma palestra sobre direito eleitoral proferida pelo advogado associado do escritório Villar e Varandas, Ricardo Sérvulo. A moderação ficou por conta do advogado Leonardo Varandas. Sérvulo falou sobre reforma política e as regras para as eleições de 2016. Lembrou que a campanha está mais curta, mas a pré-campanha está liberada.
O Congresso é realizado pelo Instituto Alfa em parceria com a Federação dos Municípios do Estado da Paraíba (Famup). Já foi realizado evento em Mamanguape e as próximas etapas do ‘Eleja-se’ serão realizadas em Patos e Campina Grande, atingindo assim, todas as regiões do Estado.
Leia também: ELEJA-SE: Congresso de ‘Direito, Marketing, Pesquisa e Contabilidade Eleitoral reúne grande público em Mamanguape
As inscrições para o Congresso são gratuitas e podem ser realizadas no site www.congressoelejase.com.br. As vagas são limitadas.
Da Redação
Com Assessoria