‘ELEJA-SE!’: Especialistas alertam para campanha eleitoral mais curta e apostam em Marketing planejado

Publicado em segunda-feira, março 28, 2016 · Comentar 


Eleja-seCom a campanha eleitoral desse ano mais curta, um dos diferenciais para sair na frente dos adversários é traçar um planejamento de marketing político-eleitoral certeiro. Quantos menos erros, mais chances, é o que dizem os especialistas. E eles estarão discutindo o assunto durante o 2º Congresso de ‘Direito, Marketing, Pesquisa e Contabilidade Eleitoral: ‘Eleja- se!’, que acontece em quatro regiões do Estado, até o dia 29 de abril.

Entre os palestrantes da área estarão debatendo o assunto os publicitários Stalimir Vieira, Ruy Dantas, Victor Paiva, Dan Costara, Arturo Arruda, e a jornalista Marly Lúcio. A próxima etapa do Congresso acontece em Bananeiras, no dia 31 de março, a partir das 8h, no novo auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III.

O publicitário Arturo Arruda, da agência Arte&C, explicou que o marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando-o diferente de seus adversários, obviamente melhor posicionado.

Para Stalimir Vieira, esse ano o desafio é compreender claramente o sentimento da população e não arriscar com malabarismo ‘marqueteiros’. “A simplicidade e a consistência devem dar a tônica de um discurso crível. Vai ser preciso coragem para cortar da campanha o que não contribui. Vai ser preciso humildade para abrir mão das vaidades em favor dos resultados”, destacou o publicitário.

Outro tema que merece atenção dos que vão concorrer a um cargo nas eleições de outubro, é a utilização do marketing para projetar o candidato na mídia. Para Marly Lúcio, diretora da Múltipla Comunicação Integrada, além de contar com a divulgação das peças de propaganda e publicidade, é importante que o candidato esteja bem posicionado junto aos meios de comunicação.

“A construção da imagem de um candidato é um processo que se inicia antes mesmo do período eleitoral, principalmente esse ano, que temos uma campanha menor. É preciso que construa repercussões positivas sobre projetos e propostas, mas também sobre sua personalidade. Essas ações precisam ser pensadas de forma estratégica e divulgadas de maneira que cheguem até a população de forma espontânea”, explicou.
Congresso – O Congresso ‘Eleja-se!’ será realizado pelo Instituto Alfa em parceria com a Federação dos municípios do Estado da Paraíba (Famup) e acontece entre os dias 17 de março a 29 de abril nos municípios de Mamanguape, Bananeiras, Patos e Campina Grande, compreendendo todas as regiões do Estado.

A primeira etapa aconteceu no município de Mamanguape, no dia 17 de março, e contou com a presença de mais de 200 participantes entre pré-candidatos, gestores e assessores.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento www.congressoelejase.com.br. As vagas são limitadas. O Congresso é voltado para prefeitos, vereadores, presidentes de partidos, assessores, estudantes e interessados na área.

Da Redação
Com Assessoria 

 

Comentários