Programa “Táxi Amigo do Ciclista” é apresentado à Câmara Municipal de JP

Publicado em sexta-feira, fevereiro 19, 2016 · Comentar 


Projeto taxiO Projeto de Lei Ordinária 1.286/2016, de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) e apresentado à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta semana, propõe a criação do programa “Táxi Amigo do Ciclista” na capital paraibana. O objetivo é atender as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou lazer.

De acordo com o documento, o taxista que desejar aderir ao programa fica autorizado a instalar um suporte para transportar bicicletas em seu veículo. E para a devida prestação do serviço, os táxis deverão ser adaptados com suporte fixo ou móvel, dentre outras tecnologias, seguindo todas as diretrizes previstas nos capítulos da resolução nº 349 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 17 de maio de 2010.

“A bicicleta como meio de transporte alternativo, além de não poluir, traz benefícios para a saúde. O usuário que toma a iniciativa de deixar o carro em casa e começa a utilizar a bicicleta nos deslocamentos diários, passa a usufruir de uma melhor qualidade de vida, além de contribuir para a fluidez do trânsito e a mobilidade urbana. Por esses e outros motivos, devemos incentivar e viabilizar, cada vez mais, a utilização da bicicleta aqui na Capital”, avaliou Marmuthe.

O texto do PLO 1.286/2016 diz ainda que os táxis participantes do programa estarão devidamente adaptados para transportar o ciclista e sua bicicleta em situações que aquele não mais deseje pedalar. E nesse contexto, busca-se incentivar a prática de uma atividade física, o ciclismo, além de auxiliar na mobilidade urbana e diminuir a poluição do meio ambiente, garantindo também mais segurança e comodidade para os ciclistas.

“Por essas razões, pedimos apoio e aprovação do projeto aos nossos pares da Câmara Municipal. Com a manutenção das ciclovias existentes na cidade e a criação de outros espaços com essa finalidade, acreditamos que, gradativamente, um número maior de pessoas passará a utilizar a bicicleta como alternativa cotidiana de lazer, transporte e mobilidade urbana, fato que já ocorre em outras capitais do País”, disse o vereador.

Comentários