A tribo Tupi Guarani conquistou o título de campeã do Carnaval Tradição 2016, neste sábado (6), em João Pessoa. A agremiação ficou pouco mais de um ponto à frente da campeã do ano passado, a tribo Africanos. O titulo foi comemorado na Avenida Duarte da Silveira, onde ocorreram os desfiles prestigiados – também – pelo prefeito Luciano Cartaxo e por Maurício Burity, diretor da Funjope.
No sábado (6) dedicado às tribos indígenas, com arquibancadas lotadas por centenas de amantes do Carnaval Tradição, a classificação foi a seguinte: Tupi Guarani em primeiro, seguida por Africanos, Tupi Guanabara, Papo Amarelo, Tabajara, Xavantes, Ubirajara, Guanabara, Pele Vermelha e Flecha Negra. A campeã foi conhecida, logo após o desfile.
A comissão julgadora foi formada por Anne Fernandes, João Lobo, Márcio Lins, Makarios Maia Barbosa, Chico Noronha e Clara Jerônimo, Eles avaliaram os seguintes quesitos para definir a classificação: Fantasia, Batuque, Cocar, Estandarte, Conjunto e Coreografia.
O Carnaval Tradição de João Pessoa começou neste sábado (6) reunindo mais de 500 integrantes de 10 tribos indígenas. Este ano, o desfile completa 101 anos de existência e é patrocinado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope).
A campeã – Agremiação do bairro de Mandacaru, a Tupi Guarani foi criada em 1989 por Renato Sousa, o Rei. Na Rua Rodrigues Alves (perto do Porto de João Tota), juntamente com amigos, ele fundou a agremiação.
A partir da década de 1990, a tribo foi liderada por José Belízio Moura. O Mestre Moura ficou no comando até 2011, ano em que ele faleceu. O trabalho foi continuado pela filha de Moura, Neide, e pelo genro André Bideca.
Da Redação
Com MaisPB