Um tubarão foi capturado por um grupo de pescadores na praia do Cabo Branco na manhã desta quinta-feira (7). O animal da espécie Ginglymostoma cirratum, mais conhecido como tubarão-lixa, tem aproximadamente dois metros.
De acordo com o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na Paraíba (IBAMA), Andrei Silva, uma equipe da instituição deve ir até o local onde o tubarão foi capturado para realizar uma vistoria.
Andrei acredita que a captura do tubarão foi resultado de uma pesca acidental, já que se trata de uma espécie ameaçada. “Ele provavelmente ficou preso na rede e para aproveitar a carne, os pescadores o trouxeram”, afirmou.
O tubarão-lixa é uma espécie até comum no litoral brasileiro, de acordo com Andrei Silva que lembrou também que ele é consumível, mas não tão valorizado, além de sua pesca ser proibida. O analista ambiental pediu tranquilidade à população em relação à segurança e destacou que a espécie tem hábitos noturnos e não traz perigo aos banhistas.
Essa espécie de tubarão está ameaçada de extinção – é ovípara (põe ovos) e tem dificuldade de procriar fora de seu habitat.
Da Redação
Com Clickpb