Especialista alerta para os riscos de usar coque no cabelo todos os dias

Publicado em domingo, maio 21, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Prender o cabelo em coque todos os dias pode trazer problemas sérios para sua saúde. São dois principais: a alopecia de tração e dores na cervical — com possíveis complicações. Entenda melhor a situação e veja o que fazer para evitar o problema.

Primeiro de tudo, entenda que o problema acontece quando há um excesso. Ou seja, usar o penteado uma vez ou outra não tem problema nenhum, somente se for todos os dias. De acordo com a neurologista Valéria Muoio, os músculos da nuca e da têmpora são os que mais sofrem diariamente quando os cabelos estão presos. E por isso, quando o tempo, a dor e o incômodo é quase certo. Além disso, o coque prejudica a ergonomia, já que para não bagunçar o penteado, a pessoa evita encostar a cabeça na cadeira, por exemplo, seja homem ou mulher.

Consequentemente, vai ficar com uma inclinação para frente, causando ainda mais sobrecarga nessa mesma musculatura, já repuxada. Como resultado, ainda mais dor, alterações nos ossos — para se adaptarem — e inflamação na região, podendo gerar também dores de cabeça fortíssimas.

Para amenizar isso, algumas pessoas optam por usar o coque mais lateral, puxando o cabelo para apenas um lado da cabeça. Mas isso faz com que ela rode a cabeça apenas para esse lado, evitando bagunçar o coque. Consequentemente, vai acabar gerando um desequilíbrio muscular, dando origem a problemas como cervicalgias, síndromes facetárias e complexos de subluxação vertebral.

Outro problema comum a quem usa coques apertados todos os dias é a alopecia de tração. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia do RJ (SBDRJ), a alopecia de tração é a queda de cabelo causada pela tração excessiva, repetida e prolongada. Ou seja, queda de cabelo causada por excesso de tensão nos fios, como ocorre nesse tipo de coques, se feitos diariamente.

Ela causa inicialmente um certo “desconforto, vermelhidão, escamas e pontos de pus“, evoluindo para a queda temporária ou perda definitiva de cabelo, por causa da cicatriz gerada no folículo. Para evitar, o ideal é variar entre cabelo solto e preso, nunca colocando muita tensão. Penteados altos também são uma boa escolha, para não prejudicar a ergonomia. Basta uma pequena atenção a detalhes e sua saúde vai agradecer.

Entenda melhor o que é a alopecia de tração, com o Dr Lucas Fustinoni, nesse vídeo:

Redação/Dicas Online

Comentários