Empregada doméstica que comia restos de osso na infância agora é juíza: “Nem tudo foi em vão”

Publicado em quarta-feira, maio 3, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Todos sabemos que a educação é um divisor de águas para muitas pessoas. No entanto, o acesso a um ensino de qualidade está longe de ser algo fácil para todos, e é por isso que as pessoas de origem humilde têm muito menos oportunidades de conseguir avançar. As estatísticas de sucesso estão sempre do lado oposto de suas vidas.

A baiana Rosilene de Santana Souza é um exemplo disso, uma vez que sua história não foi nada simples até que ela conseguisse se tornar juíza.

asomadetodosafetos.com - Empregada doméstica que comia restos de osso na infância agora é juíza: "Nem tudo foi em vão"
De doméstica à juíza: Rosilene de Santana Souza saiu do sertão e conseguiu oportunidade no ES que lhe abriu novos caminhos. (Hériklis Douglas)

Rosilene cresceu em uma casa humilde em uma comunidade em Oliveira dos Brejinhos, no serão da Bahia (Brasil). Aos 10 anos parou de estudar porque não havia professor na escola local.

A situação era tão difícil que, aos 38 anos, ela ainda se lembra dos tempos em que ia com a família a um talho pedir restos de ossos, para poder comer- Razões Para Acreditar.

Entretanto, ela não desistiu.

“Meu sonho sempre foi ser juiza. Lembro que costumava me encontrar com meus irmãos, quando eles brigavam, para saber quem estava certo na confusão. Então meus pais começaram a me chamar de ‘juiza da casa’ . Levamos isso como uma piada, mas foi algo que cresceu em mim. Desde o primeiro dia de faculdade, meu objetivo era ser juiza ” , disse ela ao jornal .

asomadetodosafetos.com - Empregada doméstica que comia restos de osso na infância agora é juíza: "Nem tudo foi em vão"
Casa em que Rosilene morava com a família em uma comunidade no município de Oliveira dos Brejinhos, na Bahia. (Acervo pessoal)

Segundo o jornal Gazeta, com 12 anos, ela e a irmã, de 13 anos, saíram de casa e foram para outro município da Bahia, onde havia escola. As duas dormiam na cozinha da casa de uma família amiga dos pais delas, dividindo um colchão de solteiro. As irmãs dividiam até o tênis para ir para a escola, uma usava de manhã e a outra, à tarde. Nessa idade, Rosilene já começou a trabalhar como doméstica. Em 2003, ela e a irmã seguiram para Colatina, no Noroeste do Espírito Santo.

“Minha intenção era ir para um lugar em que eu pudesse trabalhar e estudar. Trabalhar pela minha sobrevivência, mas estudar sempre foi meu objetivo. Foi muito difícil desde o início. Quando cheguei em Colatina, fui trabalhar em casa de família e não consegui fazer faculdade na época porque o valor que eu ganhava não era o suficiente para pagar”, contou Rosilene em entrevista ao repórter Alessandro Bacheti, da TV Gazeta Noroeste.

asomadetodosafetos.com - Empregada doméstica que comia restos de osso na infância agora é juíza: "Nem tudo foi em vão"
Com 12 anos, Rosilene e a irmã, de 13 anos, dividiam um colchão de solteiro na casa onde moravam para estudar em outra cidade. (Acervo pessoal)

Foi então que decidiu fazer um curso técnico gratuito em edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), e graças a ele conseguiu um emprego melhor e remunerado. Só então ela conseguiu ingressar na Faculdade de Direito como bolsista.

“Eu trabalhava das 8h às 18h e estudava das 19h às 22h, então só tinha o período até 1h para poder estudar mais e complementar. Foi um período muito difícil ” , disse ele à emissora . Com esforço e dedicação conseguiu o diploma , mas continuou estudando e participou de mais de 10 concursos públicos para se tornar juíza , algo que finalmente conquistou

asomadetodosafetos.com - Empregada doméstica que comia restos de osso na infância agora é juíza: "Nem tudo foi em vão"
Fotografia- Heriklis Douglas

“Ainda não acredito. Acho que ainda não caiu. Ainda não desabei, não chorei. Mas é gratificante olhar para trás e ver que todo esforço valeu a pena, nem tudo foi em vão ” , disse à TV Gazeta.

“Vemos crianças buscando alimento para tentar sobreviver. Então falar em educação parece tão distante. Eu já passei por isso quando criança. Mas o que eu posso dizer para quem tem a mesma origem que a minha é que acredite. A educação é a única saída para nós, da nossa origem social, que não temos herança e nem com quem contar. A educação é o caminho que pode salvar vidas, assim como salvou a minha” conclui Rosilene de Santana Souza.

Redação/TV Gazeta

 

Comentários