A cortesia é o perfume da vida, o reflexo da generosidade

Publicado em segunda-feira, abril 17, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Nossa cortesia não se reverte positivamente apenas para os outros; nós também nos beneficiamos dela a nível emocional, porque ela nos ajuda a estar em harmonia com o que nos rodeia.

A cortesia é, antes de mais nada, um valor pessoal. Embora seja verdade que, quando crianças, todos nós aprendemos regras básicas de cortesia e convivência, a chave para torná-las efetivas e úteis é estar ciente delas a fim de praticá-las com autenticidade.

É preciso ter vontade.

Cortesia é sinônimo de gentileza e também de apreço pela outra pessoa. É, portanto, uma forma de respeito universal que todos devemos praticar para ter relacionamentos interpessoais melhores.

Hoje, em nosso espaço, sugerimos que você leve esta dimensão essencial em consideração.

Cortesia, uma forma de trazer energia positiva

Algo que todos percebemos é o poder que os pequenos gestos positivos contêm no nosso dia a dia. Um “obrigado“, um “como vai você?” ou um “cuide-se” são rituais que tanto nos ajudam a nos conectarmos uns com os outros.

Além disso, outro aspecto que apontamos no início é que, sem intencionalidade, nada disso seria possível. Afinal, para reconhecer nossos semelhantes, precisamos de uma certa sensibilidade.

Precisamos de proximidade e da intenção clara de tratar com respeito, sabendo quais são as necessidades dos demais.

A seguir, convidamos você a refletir sobre algumas dimensões específicas relacionadas a este assunto.

Por que existem pessoas que carecem de cortesia?

Cortesia é mais do que o conjunto de bons hábitos que aprendemos desde a infância. São aspectos que vão além de deixar o outro passar antes de entrar, agradecer, abrir mão do assento ou ouvir antes de falar…

Poderíamos dizer que esta dimensão é um valor pessoal que nem todos praticam com autenticidade.

Aquele que não é cortês não tem empatia com seus pares. Além disso, é comum que ele se priorize, mantendo uma atitude orgulhosa ou desafiadora.

A cortesia é uma estratégia que nos permite uma melhor adaptação aos nossos contextos. A personalidade que carece de educação deseja que os outros se adaptem a ela.

Por Pier Massimo Forni /
Médico e professor da John Hopkins University em Baltimore (Estados Unidos)

 

Comentários