Criança de 7 anos está em estado grave após bolsonarista explodir bomba em supermercado

Publicado em sábado, abril 15, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução/ Rodrigo Machado de Oliveira

Um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explodiu uma bomba em um supermercado de Rondonópolis (MT). O crime aconteceu no dia 4 de abril, mas o autor só foi preso na última quarta-feira (12). Uma criança de 7 anos ficou gravemente ferida.

Rodrigo Machado de Oliveira, de 33 anos, não possui antecedentes criminais. Ele confessou o crime e disse à Polícia Civil que seu objetivo era extorquir a rede de supermercados em R$ 300 mil, que seriam pagos em Bitcoin.

Segundo os investigadores, durante o depoimento, o autor do atentado disse que sua intenção era colocar as criptomoedas em um serviço de mixing, para dificultar o rastreio dos endereços públicos até ele.

Rodrigo enviou mensagens para a rede de supermercados se identificando como ‘membro de uma organização que efetua ações de altíssima violência’. Ele exigia o pagamento de R$ 300 mil em Bitcoin, sob pena de um ataque contra as lojas da empresa.

No mesmo dia, por volta das 18h, em uma das lojas da rede, houve a detonação de um artefato explosivo, que causou lesão corporal grave em duas pessoas, sendo uma delas uma criança de sete anos, além de lesões em outros clientes.

Após detonar a primeira bomba, o autor da mensagem fez novo contato com o atendimento ao consumidor da empresa exigindo, novamente, o pagamento sob ameaça de um novo ataque.

A empresa entrou em contato com a Polícia Civil, que orientou o imediato fechamento preventivo das lojas da rede de supermercado. Em uma delas, foi localizado outro artefato explosivo.

A Polícia Civil acionou as unidades especializadas – Gerência de Operações Especiais e BOPE para desarme e detonação. As equipes especializadas atestaram que se tratava de artefato explosivo bem elaborado, com acionamento por mecanismo eletrônico de detonação à distância.

Na casa de Rodrigo foram apreendidos objetos utilizados na fabricação dos artefatos explosivos, como pólvora, mecanismo eletrônico de detonação à distância, munições, além da motocicleta e outros objetos usados no crime.

“Não percebemos qualquer sinal de arrependimento no suspeito. Dialogando com sua esposa, ela nos relatou que ele viu as imagens das pessoas feridas, inclusive mostrou para o conduzido Rodrigo a imagem da criança atingida e ferida, ou seja, quando o suspeito assumiu o atentando e voltou a ameaçar as vítimas proprietárias do supermercado Tropical ele tinha plena ciência dos danos e da violência que praticou”, diz trecho do relatório policial sobre o caso.

Nas redes sociais, Rodrigo demonstrava apoio a Bolsonaro. Ele é do mesmo estado do bolsonarista Alan Rodrigues, um dos homens presos pelo atentado a bomba no aeroporto de Brasília em dezembro de 2022.

Também saíram do Mato Grosso diversas caravanas para o ataque às instituições e tentativa de golpe em Brasília no dia 8 de janeiro.

Redação/Pragmatismo Político

Comentários