De morador de rua a apresentador da Globo: conheça a história de Manoel Soares

Publicado em domingo, fevereiro 19, 2023 · Comentar 


Foto: Reprodução

Manoel Soares ganhou as notícias ao ser anunciado como o novo comandante do ‘Papo de Segunda’ (GNT), após enfrentar polêmicas com Patrícia Poeta a frente do ‘Encontro’ (TV Globo). No entanto, quem passou a ouvir falar sobre o apresentador há pouco tempo se engana ao pensar que sua trajetória nas telinhas começou recentemente. O que a maioria não sabe é que ele enfrentou grandes dificuldades antes de conquista a fama, inclusive chegou a morar nas ruas de Porto Alegre (RS).

O novo funcionário do GNT nasceu na cidade de Salvador (BA) em 18 de junho de 1979. Seu pai era chefe do tráfico, enquanto sua mãe era escravizada para a iniciação sexual dos traficantes. Manoel teve uma infância difícil e cercada pela criminalidade – até que fugiu com a mãe e os irmãos para São Paulo (SP) aos nove anos.

Em entrevista à coluna de Cristina Padiglione, da Folha de S.Paulo, o apresentador contou que foi mandado pela mãe para trabalhar ao lado de um tio em Porto Alegre aos 18 anos. Os dois atuavam em uma gráfica, porém o negócio foi à falência e ambos acabaram desempregados.

Sem querer contar à mãe que havia ‘fracassado’, Manoel insistiu em viver na região Sul e buscou diversas formas de trabalho para sobreviver. “A gente ficou sem nada e eu virei morador de rua. Tinha 19 para 20 anos. Na zona norte de Porto Alegre tinha um viaduto e comecei a dormir ali (…) Fiquei uns quatro meses nessa pele”, revelou ao podcast ‘Podpah’.

INÍCIO NA TELEVISÃO

A trajetória de Manoel Soares começou a mudar quando uma equipe de reportagens da TVE (TV Educativa de Porto Alegre) foi entrevistá-lo embaixo do viaduto. Esperançoso, o rapaz aproveitou a oportunidade para pedir um trabalho na emissora.

“Passou um pessoal da TV fazendo enquete, eu ajeitei a camisa e fui para as ideias com o repórter (…) Cheguei lá pedindo trabalho e me colocaram para ajudar na limpeza, foi assim que entrei na televisão”, contou.

Lá, o jovem Manoel se dedicou a aprender as funções básicas do trabalho na TV e conseguiu subir de cargo na pouco a pouco – passando de faxineiro para editor de reportagens, até se tornar apresentador. Sua primeira aparição em aparição em frente às câmeras veio tempos depois, sob o comando de um quadro de hip hop.

VIDA NOVA

Uma nova porta se abriu para Manoel Soares quando ele conheceu Alice Urbim, funcionária da RBS TV (afiliada da TV Globo em Porto Alegre) na época. Ele insistiu que a emissora precisava de alguém que soubesse retratar as vivências periféricas, até que foi convidado para fazer a cobertura do Fórum Mundial como repórter.

Contratado pelo Grupo Globo, Soares trilhou seu caminho direcionado à retratação da realidade das periferias – emplacando reportagens regionais em programas como ‘Profissão Repórter’, ‘Encontro’ e ‘Jornal Nacional’.

O sucesso se consolidou de vez quando Soares deixou a RBS TV para se tornar oficialmente repórter do ‘Encontro’, em 2017. Pouco depois, ele foi transferido para o ‘É De Casa’ e assumiu a função de apresentador quando André Marques migrou para o ‘The Voice Kids’.

Três anos após, Manoel Soares passou a dividir o palco com Patrícia Poeta no novo formato do ‘Encontro’. Os dois enfrentaram polêmicas e diversas situações constrangedoras ao vivo – até que o apresentador foi escalado para substituir Fábio Porchat à frente do ‘Papo de Segunda’.

Da Redação 
Com  Blog da Ana Maria 

Comentários