domingo, 27 de novembro de 2022
SIGA-NOS

Paraíba registra recorde de pedidos para voto em trânsito e contabiliza quase 9 mil solicitações



Publicado em sexta-feira, agosto 19, 2022 · Comentar 

Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta requisição só poderia ser feita pessoalmente e até o dia 18 de agosto. (Foto/reprodução: TRE-RJ)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) contabilizou quase 9.000 solicitações para voto em trânsito no estado apenas no primeiro turno, conforme apurou o ClickPB. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, no primeiro turno foram 6.903 pedidos em João Pessoa e 1.915 em Campina Grande, somando 8.818 transferências temporárias de seções. O número é recorde, segundo o chefe de cartório da 64ª Zona Eleitoral ,Ederson de Araújo.

Já para o segundo turno, o município de João Pessoa contabilizou 6.485 pedidos e Campina Grande 1.877, totalizando 8.362 solicitações.

Ontem (18) nas últimas horas para encerrar o prazo, eleitores retardatários enfrentaram filas em algumas zonas eleitorais da capital, no bairro de Tambiá.

Como funciona o voto em trânsito – A solicitação para a transferência temporária de domicílio eleitoral pode ser solicitada por eleitores de municípios com mais de 100.000 votantes. No caso da Paraíba, apenas quem tem domícilio eleitoral em João Pessoa ou Campina Grande poderia fazer este pedido à Justiça Eleitoral.

Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta requisição só poderia ser feita pessoalmente e até o dia 18 de agosto.

Segundo o Código Eleitoral, caso a pessoa esteja fora do município em que vota, mas no mesmo estado, poderá efetivar o voto para presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Porém, caso esteja em outro estado, só participa da escolha para o cargo de presidente.

Da redação do ExpressoPB
Com informações do ClickPB

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48