Como as ‘fake news’ tentou derrubar um governo e “abater” a moral de aliados em Mari; reveja reportagens especiais

Publicado em quarta-feira, novembro 10, 2021 · Comentar 


As tentativas podem ter sido frustradas, mas o ‘modus operandi’ foi violento. Um ano antes das eleições 2020, os ataques se intensificaram contra o governo do prefeito de Mari, Antonio Gomes, chegando a seu ápice pouco menos de um mês da campanha eleitoral.

Passado um ano das eleições, é possível atestar que os mentores da empreitada não conseguiram disseminar seu ódio para uma população inteira, apesar de ter feito muito barulho e movimento com mentiras e insinuações, provocando desavenças e discórdia em parte da sociedade mariense.

Uma rede de perfis falsos na internet se espalhou em todas as plataformas: grupos de whatsaap, perfis no facebook, instagram e até twitter foram usados para abater a gestão local e dificultar a reeleição de Antonio Gomes.

As principais vítimas, além dele próprio, o prefeito, aliados próximos e setores da imprensa influentes junto a opinião pública e o objetivo era assassinar suas reputações e derrotar Antonio nas urnas.

Uma série de reportagens do ExpressoPB.net conseguiu expor as articulações e estratégias da milícia digital e chamar a atenção para os efeitos negativos que a rede de fake news provocaram nos 4 anos de governo (2017/2020) com a complacência dos gestores e o medo da população de enfrentar o inimigo invisível: um perfil fake, responsável pelo compartilhamento em outros perfis falsos de mentiras e desinformação.

Reveja as reportagens:

O objetivo não foi alcançado, mas as consequências ainda são sentidas: a impunidade pelo crime que cometeram serve de incentivo para alguns outros continuarem cometendo  e expondo vidas de pessoas e acarretando prejuízos morais a inocentes.

Da Redação 
Do ExpressoPB 

Comentários