Secretaria de Saúde de Curral de Cima implanta teste antígeno de alta precisão para diagnóstico da Covid-19

Publicado em quarta-feira, junho 30, 2021 · Comentar 


A luta contra a Covid-19 em Curral de Cima ganhou mais uma ferramenta importante de combate ao novo Coronavírus. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a administração municipal está disponibilizando testes antígeno, também conhecido como teste do cotonete, para identificação do vírus.

De acordo com a SMS, a metodologia possibilita o diagnóstico em 15 minutos, por meio de swab nasal (com haste flexível). Os testes podem ser utilizados para diagnóstico na fase aguda da doença, na janela entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas.

Esse tipo de teste tem como objetivo identificar a infecção atual em indivíduos e é realizado quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas consistentes com COVID-19 e em pacientes assintomáticos que tiveram contato com caso positivo.

“Esse teste só deve ser aplicado em pessoas com sintomas gripais, então não é para rastreamento de assintomáticos, mas sim para tirarmos rapidamente a dúvida se o paciente com síndrome gripal grave que está chegando a uma dessas unidades está ou não com Covid-19”, explica a Secretária de Saúde, Renata Ribeiro.

A gestora complementa ainda que, caso o cidadão apresente sintomas gripais e o diagnóstico seja negativo para a doença, é recomendado que seja feito outro exame, o RT-PCR, que continua sendo o “padrão ouro”. “O teste de antígeno dará agilidade na triagem e transferência desses pacientes”, afirma.

A SMS vem atuando efetivamente no enfrentamento ao novo Coronavírus com a realização de testes rápidos, teste swab, teste antígeno, mutirões de vacinação (que seguem o cronograma Nacional), e campanhas institucionais de orientações.

Da redação

Expresso PB 

Comentários