Tereza Cristina afirma que tarifa sobre importação de arroz não será retirada

Publicado em sábado, agosto 29, 2020 · Comentar 


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta sexta-feira, 28, ao Canal Rural, que o governo não isentará as importações de arroz de país de fora do Mercosul. Na quinta-feira, 27, o ministério havia informado que a medida estava sendo estudada pela Secretaria de Política Agrícola.

O comentarista Miguel Daoud diz que prevaleceu o bom senso, mas brinca que o coração do produtor rural precisa ser monitorado, pois toda semana há notícias que fazem-no bater mais rápido. “É ameaça de tributação na produção, de isenção na importação e uma série de coisas”, afirma.

Segundo Daoud, a ministra Tereza Cristina está por dentro da crise vivida pelos produtores de arroz, que levou muito a saírem da atividade, o que levou a diminuição na produção e, consequentemente, ao aumento de preços registrado neste momento.

“O Brasil precisa decidir o que quer ser. Quer ser o maior produtor de alimentos? Precisa de instrumentos para que o produtor tenha equilíbrio. Essa é função do estado, o mundo age dessa forma. Países como Estados Unidos e China jogam bilhões de dólar para equilibrar oferta e demanda”, argumenta.

Da redação/ Com Canal Rural

Comentários