Pressionado, Prefeito de Guarabira anuncia reabertura do comércio; medida preocupa profissionais de saúde

Publicado em sexta-feira, abril 17, 2020 · Comentar 


O prefeito da cidade de Guarabira, Marcus Diogo (PSDB), pressionado, anunciou nesta quinta-feira (16) que o comércio será reaberto parcialmente na próxima segunda-feira, dia 20, e que os detalhes serão colocados em decreto a ser publicado no diário oficial do município.

Leia também: Liberou geral: Decreto da Prefeitura de Areia autoriza a reabertura do comércio na cidade

Segundo o site Portal 25 Horas, a decisão de retomar as atividades dos estabelecimentos considerados não essenciais veio depois de reunião com representantes dos comerciários, empresários e autoridades em saúde, ocorrida hoje, com a presença do prefeito e da Secretaria de Saúde. Três vereadores, representando a Câmara de Vereadores, também participaram.

O horário de funcionamento deverá cumprir o horário das 8 às 14h, devendo ser observadas medidas preventivas como o uso de EPI’s como máscara, luva e disponibilização de álcool em gel para a higienização, além da distância mínima de 1,5m para evitar aglomeração nos estabelecimentos comerciais.

Questionado sobre a feira-livre da cidade aos sábados, o gestor assegurou com não haverá alteração e orientou que as pessoas procurem fazer suas compras nos outros dias da semana e até no domingo, no bairro do Nordeste, na feira do Acari.

O segmento comercial usou o armento de que todos os bancos a lotéricas estão funcionando, adotando medidas de segurança e que o comércio tem muito menos movimento e que tem todas as condições de evitar aglomeração.

Diretor do Hospital Regional de Guarabira, Liheldson Barbosa, entrevistado pelo repórter Zé Roberto, da Constelação FM, demonstrou preocupação com a afrouxamento das medidas restritivas de isolamento social, alegando que, embora nenhum caso tenha sido registrado na cidade, nem o HR e nem a UPA são referências no atendimento às vítimas da Covid-19, mas apenas existem leitos para internação para posterior encaminhamento a hospitais de referência.

Da Redação 
Do ExpressoPB

Comentários