Governo chama de irresponsável Portal Umari por ‘notícia falsa’ sobre transparência da gestão em Mari/PB

Publicado em sábado, dezembro 15, 2018 · Comentar 


Apesar do pedido de retração da prefeitura, o portal Umari não retirou do ar a notícia que originou a nota de resposta, tão pouco se retratou da informação falsa levada a seus leitores 

A Prefeitura de Mari, Zona da Mata da PB, publicou nota a imprensa no início da noite desta sexta-feira (14), rechaçando veementemente matéria veiculada no portal Umari, a qual acusa a Assessoria de Comunicação do município de publicar informação inverídica sobre a transparência da gestão pública municipal, onde Mari aparece em 4ª colocação no ranking do TCE (veja matéria aqui).

A nota assinada pela assessoria da prefeitura, reitera a informação inicial prestada por ela (TCE aponta: Prefeitura de Mari dispara e assume a 4º posição no ranking de transparência dos municípios paraibanos) e explica como o leitor pode encontrar no site do TCE a posição de cada município.

A nota ainda critica a desatenção do portal que se quer preocupar-se com o mínimo de credibilidade por aquilo que publica e  lamentou a falta de veracidade na informação veiculada irresponsavelmente pelo referido portal.

A prefeitura ainda exigiu do Umari  a “retratação imediata pelo desserviço prestado, bem como, a publicação, na íntegra, da nota.

Apesar de pedir a retração, o portal Umari não retirou do ar a notícia que originou a nota de resposta, tão pouco se retratou da informação falsa levada a seus leitores, mais tentou se explicar para minimizar a “barricada”.

Veja a nota da prefeitura na íntegra:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

Considerando a matéria intitulada “Mari/PB, não aparece bem no Ranking de Transparência, mas Assessoria publica matéria afirmando que está em 4º lugar; Veja a verdade extraída do TCE/PB e EBT!”, publicada pelo Portal UMARI, a Prefeitura Municipal de Mari, através de sua Assessoria de Comunicação, vem de público REAFIRMAR os dados sobre o Ranking de Transparência divulgados por esta Assessoria e esclarecer que:

– Os dados divulgados por esta Assessoria de Comunicação podem ser conferidos através do aplicativo denominado turmalina e disponibilizado no site do próprio TCE/PB, podendo ser acessado por qualquer cidadão através do Link http://turmalina.tce.pb.gov.br/ .

– A posição de número 150 ocupada pelo Município de Mari, refere-se ao ano de 2016 e ainda encontra-se disponível também no site do TCE/PB nos Painéis de Acompanhamento de Gestão.

– A 4ª posição do município de Sapé, refere-se a avaliação do Escala Brasil Transparente (EBT), do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que monitora o a Transparência pública nos Municípios acima de 50 mil habitantes. Motivo pelo qual o município de Mari e outros sequer aparecem. O monitoramento da EBT/CGU foi realizado em apenas 665 Municípios dos 27 Estados da Federação, conforme pode ser verificado no link http://transparencia.gov.br/brasiltransparente…

– Desatento e sem preocupar-se com o mínimo de credibilidade por aquilo que publica, o próprio portal afirma na mesma matéria que “No Estado, foram avaliadas pelo EBT as 10 maiores cidades”, e cita, inclusive, o ranking de cada uma das avaliadas e suas respectivas pontuações;

– Por fim, lamentamos a falta de veracidade na informação veiculada irresponsavelmente pelo Portal UMARI e, em respeito a opinião pública, exigimos do referido Portal a retratação imediata pelo desserviço prestado, bem como, a publicação, na íntegra, desta NOTA.

Mari-PB, em 14 de dezembro de 2018.

LUIZ CARLOS DE LIMA
Assessor de Comunicação”

Da Redação 
Do ExpressoPB 

Comentários