Pesquisa em Valinhos mostra que chá de folhas de goiaba e pitanga reduz em 45% o tempo de cicatrização

Publicado em terça-feira, outubro 17, 2017 · Comentar 


Uma pesquisa realizada em Valinhos (SP) apontou que o uso do chá de folhas de goiaba e pitanga reduz em 45% o tempo de cicatrização de feridas. O produto fitoterápico é aplicado há um ano em pacientes atentidos pelo Serviço Especializado em Lesões Vasculares (Selven), do Sistema Único de Saúde (SUS), o período de tratamento caiu de 90 para 50 dias, em média.

A farmacêutica e pesquisadora Nilsa Sumie Yamashita Wadt iniciou os estudos com as folhas há dez anos e, desde 2016, realiza a pesquisa com pacientes na rede pública de saúde de Valinhos.

“São dois compostos principais nas folhas dessas plantas [goiaba e pitanga]. Os taninos, que servem como cicatrizantes e têm uma ação microbiana muito efetiva, e os flavonoides, que são anti-inflamatórios naturais”, explicou Nilsa.

Professora da Universidade Paulista (Unip), Nilsa destaca que a proposta é que os pacientes façam uso do chá em casa, em comunhão com o tratamento convencional.

De acordo com a pesquisadora, o chá deve ser feito com 10 folhas para cada litro de água. “Ferve durante dois minutos, desliga e deixa o chá esfriar. Daí o paciente faz o banho, direto ou sobre uma gaze, durante 30 minutos.”

“Os pacientes têm tido uma boa aceitação, pois estão vendo que as feridas estão fechando com uma certa rapidez”, explicou a enfermeira Fernanda Cavalini.

 Da Redação G1
Comentários