Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado com incentivo a empregabilidade e inclusão profissional


A Paraíba tem mais de um milhão de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). E, nesta quinta-feira (21), elas celebram o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Porém, muitos ainda enfrentam grandes desafios, com a falta de inclusão e empregabilidade. Mas, esse cenário começa a mudar. Algumas empresas investem no equilíbrio perante a diversidade e têm como foco a inclusão social e contratação de pessoas com algum tipo de deficiência.

Hoje, a FUNAD realiza das 8h às 12h, em João Pessoa, o Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, na sede da instituição, na Rua Dr. Orestes Lisboa, no bairro Pedro Gondim. São cerca de 100 vagas para pessoas com deficiência, com a participação de 20 empresas. Para participar, é necessário apresentar o laudo atual e currículo.

Pollyanna Nelly Baldon, 33 anos, portadora de Síndrome de Down, é uma das pessoas que já se inseriram no mercado de trabalho. Ela trabalha no restaurante McDonald’s da Avenida Ruy Carneiro há 9 anos e é exemplo de dedicação e talento para os colegas, que reconhecem seu esforço para desempenhar suas funções como qualquer outro funcionário. “Gosto de trabalhar aqui. Eles acreditam em mim. As empresas deveriam acreditar mais nas pessoas como eu, temos potencial”, destaca Pollyanna.

Outro exemplo é José Adriano de Oliveira, 24 anos, que há um mês conseguiu se inserir no mercado de trabalho com uma oportunidade no McDonald’s da Av. Epitácio Pessoa. José Adriano é portador de deficiência mental e contou com a parceria da APAE para conseguir a vaga de atendente no restaurante.

Os profissionais da rede McDonald’s portadores de deficiência são comprometidos e integrados no ambiente de trabalho. Eles fazem os treinamentos, participam de reciclagens e têm tratamento diferenciado, se necessário. “É muito bom tê-los em nossa equipe. Buscamos a igualdade e o respeito às diferenças”, afirma Igor Oliveira, gerente do McDonald’s da Ruy Carneiro.

Maior empregador do varejo brasileiro, o Grupo GPA, presente na Paraíba com as marcas Assaí, Casas Bahia, Extra e Pão de Açúcar, também tem o compromisso de promover a diversidade e combater todas as formas de discriminação. A bandeira Assaí Atacadista, por exemplo, avança constantemente na contratação de pessoas com deficiência (PCD), promovendo a inclusão dos profissionais em suas lojas e sede. Hoje são mais de 1200 trabalhadores em todo país portadores de alguma deficiência, que passam por todo processo de seleção, adaptação e integração com os outros colaboradores da empresa.

Serviço:

Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

Local: FUNAD – Rua Dr. Orestes Lisboa, Pedro Gondim – João Pessoa

Horário: 8h às 12h

Assessoria

Comentários

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *