Ação da Prefeitura de Lagoa Seca permite reabertura do Museu do Índio que estava fechado há 4 anos

Publicado em domingo, maio 7, 2017 · Comentar 


A Prefeitura de Lagoa Seca, valorizando sempre a cultura e a educação, firmou parceria com o Convento Ipuarana para reabertura do Museu do Índio, que estava fechado desde 2012.

O evento de reativação aconteceu na manhã desta quinta-feira (04) na sede do museu, que fica no Convento Ipuarana e, contou com a presença de diversos alunos da rede pública de ensino que ainda não conheciam o espaço cultural. Alunas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizaram apresentação de dança e houve ainda música ao vivo.

Participaram da cerimônia o prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, o Frei Alexandre Lima, que administra o Convento, o secretário municipal de cultura, Márcio Rangel, a secretária de assistência social, Cristiane Cavalcanti e coordenadores de ensino e também do serviço de convivência do município.

O Frei Alexandre fez questão de destacar que sem o apoio da prefeitura, seria impossível reabrir o museu. “Sempre funcionamos com o apoio da prefeitura, pois não temos a condição de manter o local sem essa ajuda. Ficamos quatro anos fechados porque a gestão passada deixou de colaborar, cortando toda a ajuda. É preciso agradecer imensamente ao prefeito Fábio Ramalho, que reconhece a importância deste acervo e mesmo diante de tantas dificuldades, fez tudo necessário para reabrir o Museu do Índio”, destacou o líder religioso.

O secretário de cultura de Lagoa Seca, Márcio Rangel, disse que ficou no passado a desvalorização de tudo aquilo ligado a cultura. “Chega a impressionar o descaso vivido em anos anteriores. Uma simples parceria, como esta era negada. Agora, chegou a hora do governo unir forças com a comunidade e assumir também sua responsabilidade. Aqui é apenas o início desta parceria” disse.

O prefeito Fábio Ramalho, lamentou a falta de compromisso da gestão passada com a cultura e a educação. “Sabemos o quanto um museu como esse é importante para cidade e para nosso estado. Diferente do que aconteceu no passado, nossa gestão valoriza a cultura e a educação. O Museu do Índio vai além da valorização cultural, pois movimenta o turismo e a economia local também, por tantas razões, temos mais é que valorizar tudo isso”, declarou o chefe do executivo municipal.

O Museu do Índio abriga um rico acervo da cultura indígena e está aberto à visitação individual e de grupos. As visitas podem ser realizadas de terça a sexta no horário comercial e, preferencialmente devem ser agendadas na secretaria do Convento Ipuarana, através do telefone: (83) 3366-1204.

Escolas localizadas em Lagoa Seca podem visitar gratuitamente, mas demais visitantes e escolas de outros municípios devem pagar uma taxa simbólica de R$ 2,00 por pessoa. O dinheiro arrecadado é direcionado a Ordem Franciscana.

Da Redação
Com DECOM/
Prefeitura de Lagoa Seca/PB

Comentários