Quem entrou no começo ficou pelo caminho, e oitavas da Copa do Brasil é a menos paulista desde 2009

Publicado em quarta-feira, abril 26, 2017 · Comentar 


Apesar de ter feito três dos últimos sete campeões, o futebol paulista encontra-se em uma situação pouco usual nas oitavas de final da Copa do Brasil: a de minoria.

Com Palmeiras e Santos – que inclusive jogará nesta quarta, às 19h30 de Brasília, contra o Paysandu, na Vila Belmiro -, o futebol paulista revê diante de si o mesmo cenário enfrentado em 2009, quando também teve apenas dois representantes entre os 16 finalistas.

Naquele ano, Corinthians e Ponte Preta estavam nas oitavas, sendo que a equipe do Parque São Jorge chegou até a final e sagrou-se campeã contra o Internacional.

De 2009 para cá, o Estado de São Paulo teve quatro representantes nas oitavas de final (2010, 2011, 2012 e 2014), cinco nas edições de 2015 e 2016 e três, em 2013.

Ou seja, sempre foi maioria.

Ainda fez os campeões em 2010 (Santos), em 2012 e em 2015 (Palmeiras, duas vezes).

O cenário atual é pior do que o ocorrido em 2009 pela razão de que o torneio deste ano sofreu um inchaço no número de participantes e também porque Santos e Palmeiras, por estarem na Libertadores, entraram diretamente nas oitavas de final.

Os dez clubes paulistas que iniciaram o torneio foram eliminados antes das oitavas.

Ferroviária, São Bento e o Santo André caíram na primeira fase. Os dois primeiros empataram contra ASA e Paraná, pela ordem. O último perdeu para o Criciúma.

O Audax foi eliminado na segunda fase pelo América-RN nos pênaltis. O mesmo ocorreu com a Ponte Preta contra o Cuiabá. Já o Bragantino, a Portuguesa e o Oeste foram derrotados por Vitória, Boavista e Internacional, respectivamente.

Corinthians e São Paulo caíram na quarta fase para Internacional e Cruzeiro, pela ordem, na última fase antes da disputa das oitavas de final da competição.

Na história da Copa do Brasil, nunca o futebol paulista ficou sem representantes nas oitavas de final, mas já houve anos em que teve só um clube (1990, 1991 e 2007).

Vencer a Copa do Brasil é interessante não apenas pela vaga na Copa Libertadores do próximo ano, mas também pela premiação.

O campeão deste ano receberá R$ 50 milhões, mas, somando a verba pela participação nas fases anteriores, a quantia pode chegar até a R$ 68 milhões.

Os paulistas e as oitavas da Copa do Brasil© Infogram Os paulistas e as oitavas da Copa do Brasil

  • Jogo

O Santos terá força máxima para estrear no torneio diante do Paysandu. Após a eliminação nas quartas do Paulista, o técnico Dorival Júnior quer dar uma resposta na Copa do Brasil. Já o Palmeiras só fará a estreia em 17 de maio, frente ao Internacional, no Allianz Parque.

  • Ficha técnica

SANTOS X PAYSANDU

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 26 de abril de 2017, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Matheus Ribeiro; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior

PAYSANDU: Emerson; Ayrton, Gilvan, Perema e Hayner; Augusto Recife, Rodrigo Andrade e Diogo Oliveira; Leandro Carvalho, Bergson e Alfredo. Técnico: Marcelo Chamusca

Da Redação 
Com Espn

Comentários