Ministério garante chegada das águas a Boqueirão nesta 4ª

Publicado em segunda-feira, abril 10, 2017 · Comentar 


Agora é oficial. Após uma longa espera, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, vai receber uma nova recarga. O Ministério da Integração Nacional anunciou para a manhã da próxima quarta-feira a celebração do começo da chegada das águas no Rio São Francisco ao açude Epitácio Pessoa. Boqueirão atravessa a pior crise de sua história, e hoje está com menos de 3% de sua capacidade.

O ministro Helder Barbalho chegou a gravar um vídeo convidando as autoridades estaduais e toda a população para essa cerimônia, que marcará o início do alívio para a população da Grande Campina Grande, diante do colapso iminente do referido açude. Alguns parlamentares paraibanos  também anunciaram oficialmente a chegada das águas do Velho Chico.

As águas avançaram significativamente no leito do Rio Paraíba ao longo dos últimos dias, devido à colaboração das chuvas que têm caído de maneira pontual no Cariri paraibano.

As águas oriundas do Rio São Francisco continuam avançando no território paraibano,rumo à barragem de Epitácio Pessoa. As fortes chuvas caídas no Cairi encheram o rio e aumentaram a força da correnteza.

Entre a barragem de Itaparica (divisa de Pernambuco com a Bahia), local da captação d´água do Eixo Leste, e o destino final, são quase 400 quilômetros. Na tarde do último domingo, a correnteza da transposição estava a cerca de 20 quilômetros de ´Boqueirão´, mais precisamente no Sitio Santa Luzia,em Caraúbas. São cerca de 10 quilômetros da cidade de São Domingos do Cariri.

Da redação com Severino Lopes

via: PB Agora

Comentários