Hacker americano procurado pela Interpol é preso em Blumenau, SC

Publicado em quinta-feira, outubro 27, 2016 · Comentar 


1477593561986-hacnerA Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (27), em Blumenau, no Vale do Itajaí, o americano Michael Knighten, procurado pela Interpol por ter cometido crimes cibertéticos. Ele é acusado de fraudar corporações em vários países.

Segundo a PF, no Brasil o hacker usava o nome de Michael Sabatine. Os investigadores comprovaram a real identidade dele após a coleta de um copo de vidro usado pelo americano enquanto se exercitava em uma academia. Papiloscopistas da PF compararam as digitais deixadas no copo com aquelas disponibilizadas pela Interpol em Washington.

Ainda de acordo com a PF, o hacker desviou ao menos R$ 6 milhões de empresas dentro e fora dos Estados Unidos, por meio de uma prática criminosa chamada de BEC, sigla em inglês para  Comprometimento de E-mail Empresarial

Em nota, a PF informou que “esse tipo de delito constitui um sofisticado esquema, que tem como alvos empresas que trabalham com parceiros estrangeiros e fazem pagamentos transferindo dinheiro regularmente”.

Segundo a Polícia Federal, esse tipo de crime já causou prejuízo de US$ 2,3 bilhões em cerca de 12 mil empresas em todo o mundo.

Da Redação
Com G1

Comentários