Papa e Patriarca Russo assinam histórica declaração conjunta

Publicado em sábado, fevereiro 13, 2016 · Comentar 


AP3305510_ArticoloApós a reunião a portas fechadas, o Papa e o Patriarca Kirill assinaram uma histórica declaração conjunta que marca uma nova era nas relações entre a Igreja católica e o Patriarcado Russo.

Em 30 itens, Francisco e o Patriarca Kirill passaram em resenha e assinaram a concordância sobre temas-chave para a reaproximação entre católicos e ortodoxos.

Entre os tópicos principais, a preocupação comum sobre a situação dos cristãos no Oriente Médio, o protagonismo de Cuba e o futuro das relações entre ortodoxos e greco-católicos.

“Os resultados da conversa me permitem assegurar que ambas as Igrejas podem cooperar conjuntamente defendendo os cristãos no mundo inteiro e, com plena responsabilidade, trabalhar conjuntamente, para que não se faça guerra, para que se respeite a vida humana no mundo inteiro”, declarou Kirill.

“Falamos claramente, sem meias palavras”, disse Francisco. “Senti a consolação do Espírito neste diálogo. São iniciativas viáveis que se podem realizar”, concluiu o Pontífice após a assinatura da declaração.

Da Redação
Com Rádio Vaticano

Comentários