No evento de inauguração do Túnel Major Sales, que faz parte do Ramal do Apodi da Transposição do Rio São Francisco, na cidade de Luís Gomes (RN), a prefeita de Uiraúna (PB), Leninha Romão (PSB), teve a chance de subir ao palanque e fazer um pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quinta-feira (02).
Quando Lula encerrava seu discurso em Luís Gomes para seguir viagem até Quixeramobim (CE), Leninha interveio e fez um apelo, visivelmente emocionada, para que o Governo Federal invista mais em políticas públicas de assistência a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos municípios.
“Em nome do povo do Brasil, em nome do Nordeste, em nome de minha Paraíba, que o senhor tivesse um olhar, esse olhar de nordestino, de filho de pobre como eu sou. Sou filha de um vaqueiro, não tenho diploma como o presidente não tem. Vamos olhar para as nossas crianças autistas com políticas públicas de alta complexidade. É esse meu pedido em nome do povo nordestino, do povo de Uiraúna, que está sofrendo. Nós prefeitos não temos como manter. É muito difícil. Uma família que tem um autista, ela é abalada. Ela perde o controle, a estrutura. Então, com esse coração de Lula, vai lá e coloca política de alta complexidade para a rede pública”, pediu Leninha.
Atento ao apelo da prefeita, Lula deu um beijo na testa de Leninha e respondeu: “Eesse é um assunto, prefeita Leninha, que a gente tem discutido muito com o ministro Padilha [Alexandre Padilha, da Saúde] e tem discutido muito também com o presidente do Senado e da Câmara”.
Inauguração do Túnel Major Sales
Lula participou, em Luís Gomes, da inauguração do Túnel Major Sales do Ramal do Apodi, marco que conecta a Paraíba ao Rio Grande do Norte e permitirá que as águas da Transposição do Rio São Francisco cheguem ao Oeste potiguar. O túnel, com 6,5 quilômetros de extensão e capacidade para transportar até 20 metros cúbicos de água por segundo, vence o trecho mais complexo da obra e representa um avanço decisivo para a segurança hídrica e o desenvolvimento da região do Semiárido nordestino.
Com 115,5 quilômetros de extensão, o Ramal do Apodi compõe o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e beneficiará cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
Redação/Diário do Sertão
Foto Reprodução





