Você já acordou assustado depois de sonhos mais conturbados? Existem sonhos que funcionam como presságios e não devem ser ignorados. Apesar de parecer um tema ligado à astrologia, esse assunto não tem relação com signos, mas sim com experiências do dia a dia.
O corpo emite diversos sinais de alerta, mas cabe a cada pessoa saber interpretá-los.
Sinais ou reações anormais do corpo diante de determinados pensamentos podem gerar preocupações excessivas na rotina. Por isso, o Dream Dictionary apresenta algumas ferramentas para facilitar a interpretação dos sonhos. E alguns deles realmente não devem ser ignorados, pois podem ser “avisos de maus presságios”, segundo os especialistas.
Sonhar com dentes
De acordo com especialistas em sono, sonhar com dentes é um dos sonhos mais comuns, porém também um dos mais perturbadores.
Geralmente, esses pesadelos envolvem “dentes arrancados, desaparecendo sem explicação, quebrando ou simplesmente caindo”.
Em livros de sonhos do Antigo Egito, alguns estudiosos afirmavam que sonhos com dentes estavam associados a perdas pessoais, ansiedade, morte de entes queridos ou grandes mudanças na vida.
Acidentes
Esse tipo de sonho não significa necessariamente que você sofrerá um acidente de trânsito, mas pode estar relacionado a aspectos psicológicos ligados a esse tipo de situação ou apenas ao medo de que algo assim aconteça no futuro.
Em geral, esses sonhos refletem preocupações “associadas ao passado, mas que podem se projetar no futuro”, explicam os especialistas.
Mordidas de cobra
Nem todas as cobras representam um mau presságio. Em alguns casos, elas surgem como “símbolos de cura interior ou renascimento”.
No entanto, se durante o sonho a cobra morde ou ataca alguém, o significado pode ser diferente.
Na verdade, não são os sonhos que fazem previsões: é o cérebro que emite sinais com base em preocupações e em situações aparentemente irrelevantes do cotidiano, que, no fundo, não são tão insignificantes assim.
A natureza enigmática e traiçoeira da cobra pode assustar, mas o mais importante é focar na própria realidade e identificar o que pode estar causando preocupação.
Ratos
Esse animal geralmente simboliza sinais de negligência. Segundo os especialistas, “os únicos sonhos positivos com ratos são aqueles em que eles aparecem mortos pela pessoa que sonha ou fogem da casa”.
Assim como uma infestação de ratos, esse tipo de sonho também representa “problemas extremamente difíceis de identificar e eliminar”.
Baratas
Esse sonho pode ser “uma mensagem do inconsciente para investigar a própria sombra pessoal”, apontam os especialistas. Normalmente, está associado ao lado sombrio da personalidade, aos impulsos e a “comportamentos que provavelmente estão sendo ridicularizados pela própria mente”.
Uma criança em perigo
Como nos filmes de terror, animais e crianças raramente são um bom sinal juntos e quase sempre indicam perigo.
Nos sonhos, uma criança em perigo geralmente representa “a criança interior de quem está sonhando”. Os especialistas ressaltam que “crescer não é fácil”, e crescer carregando traumas de infância pode ser ainda mais preocupante, a ponto de “atrapalhar o desenvolvimento para se tornar um adulto plenamente integrado”.
Diante dessa situação, se houver algum nível de consciência durante o sonho e for possível interagir com a criança, os especialistas recomendam:
- Criar um diálogo ativo com a criança
- Voltar mentalmente ao período do trauma ou da dor
- Dizer palavras acolhedoras e tranquilizadoras
- Meditar sobre pensamentos ligados à infância
- Garantir que tudo ficará bem
- Praticar meditação e visualização criativa
Desastres naturais
A força da natureza também pode aparecer nos sonhos e representar um aviso de “uma ameaça inconsciente ou externa que pode causar grandes impactos na sua vida”, concluem os especialistas.
Redação/Noticias ao Minuto Brasil
Foto Reprodução





