SIGA-NOS

Júri condena tio e sobrinho a mais de dez anos de prisão por homicídio qualificado em Lucena

O Tribunal do Júri condenou, nesta segunda-feira (24), um tio e seu sobrinho a mais de dez anos de prisão por praticarem um homicídio qualificado em Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Como observou o ClickPB, a dupla executou João Victor Silva dos Santos, em 10 de dezembro de 2023, por volta das 4h, no Sítio Vieira Diniz.

De acordo com denúncia do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Railton Marinho do Nascimento (tio) e Eduardo Marinho Nascimento Pedro (sobrinho) mataram o homem com crueldade e por motivo fútil.

Segundo as investigações, a vítima estava dormindo na residência da mãe com suas irmãs. Os réus chegaram e arrombaram a residência à procura de João Victor, que foi retirado da casa com uso de violência, coronhadas e golpes com cabo de foice.

Após ter apanhado, a vítima ainda levou um tiro de espingarda no peito. A dupla fugiu do local entrando em um carro que estava à espera deles. Ainda segundo a denúncia, Railton Nascimento chegou a ameaçar a vítima na noite anterior ao crime em um bar.

Uma das motivações do crime teria sido um envolvimento amoroso de João Victor com a então namorada de Railton. O Conselho de Sentença, por sua maioria, não acolheu as teses de defesa. Porém, acatou as qualificadoras quanto a ambos os réus, e assim declarou a responsabilidade criminal dos acusados pelo homicídio qualificado.

Railton Nascimento foi condenado a 14 anos e dois meses de reclusão e Eduardo Nascimento a 18 anos de reclusão. A pena deverá ser cumprida no regime inicialmente fechado.

Os promotores do MP, Ailton Nunes e Renan Donato, destacaram que este foi um júri histórico, por ter sido o último da Comarca, pois o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) criará uma vara regionalizada de júris na Capital, que vai abarcar os da comarca de Cabedelo.

Da redação/Com MPPB

Comentários