SIGA-NOS

Eduardo Carneiro quer revogar lei que libera entrada de consumidores com bebidas e alimentos em cinemas e shows

O deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), protocolou um projeto de lei com o intuito de revogar lei que libera entrada de consumidores em shows e cinemas com bebidas e alimentos comprados em outros locais, independente da venda de similares no estabelecimento.

“Nós conversamos e o que concluímos é que o melhor é a revogação dessa lei e que ela seja debatida com o setor e que, mais adiante, seja apresentada uma nova legislação que não traga prejuízo ao setor”, explicou.

A lei original visava evitar a prática abusiva da chamada venda casada no Estado da Paraíba e é de autoria do deputado Taciano Diniz (União). A nova norma foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na última segunda-feira (10). 

Segundo a norma, em caso de garrafas de bebidas alcoólicas, o estabelecimento poderá cobrar o
preço da rolha, desde que não seja superior a 50% do valor do produto, comprovado por nota fiscal apresentado pelo consumidor.

Os estabelecimentos também poderão, a seu critério, proibir a entrada de embalagens de vidro ou qualquer outra embalagem que não seja a original do produto e que possam causar riscos aos demais consumidores.

Estabelecimentos sujeitos a Lei

A nova norma, de autoria do deputado Taciano Luis Barbosa Diniz determina que os estabelecimentos sujeitos a esta Lei são:

  1. cinemas;
  2. teatros;
  3. estádios esportivos;
  4. parques de diversões;
  5. arenas esportivas;
  6. arenas de shows artísticos.
Cinema. Foto ilustrativa. (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Cinema. Foto ilustrativa. (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os estabelecimentos deverão manter aviso claro e de fácil visualização, esclarecendo o consumidor  sobre seu direito quanto ao consumo de alimentos e bebidas no seu interior. O descumprimento configura infração às normas de defesa do consumidor.

Da redação/ Com Assessoria 

Comentários