É cada vez mais comum pessoas, inclusive, celebridades, relatarem experiências negativas com uma pessoa que sofre de narcisismo. De acordo com Anna Karynne Melo, psicóloga e psicoterapeuta, o narcisista tem como principais características a preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar.
Discutir com um narcisista é uma tarefa difícil, afinal, a abordagem egocêntrica, que faz o outro se sentir invisível, dificulta a comunicação. A psicóloga Cortney S. Warren, formada na Universidade Harvard, destaca sete frases comuns entre pessoas que sofrem deste transtorno.
1) “Você tem sorte que eu me importo”: um narcisista se sente superior e os outros deveriam ser gratos por tê-lo em suas vidas.
2) “Ninguém vai querer estar com você”: frases depreciativas são comuns entre narcisistas porque eles se sentem decepcionados com os outros, que consideram muito inferiores a eles.
3) “Você precisa de mim”: típica frase manipuladora que busca estabelecer o poder que um narcisista acredita ter sobre você. Pode levar a ameaças como: “Se você continuar fazendo isso, eu vou embora”.
4) “Você está errado em se sentir assim”: os narcisistas validam apenas os próprios pensamentos, emoções e experiências, já que não agem com empatia.
5) “Por que você está falando com essa pessoa? Ela é uma idiota”: Warren explica que os narcisistas têm um forte desejo de se sentir superiores aos outros, e uma maneira de conseguir isso é menosprezando os outros.
6) “Se você não tivesse feito isso, eu não estaria bravo”: um narcisista não assume a responsabilidade por suas próprias emoções e se ele se sente negativo, a culpa é sempre de outra pessoa.
7) “Não tenho tempo para isso”: trata-se de uma forma muito comum de manipulação. Segundo a psicóloga, é uma forma de fugir e evitar a comunicação. Eles fingirão não se importar enquanto lhe dão o tratamento do silêncio.
A sugestão de Warren é que a vítima evite reagir. O motivo? Os narcisistas buscam exatamente uma reação emocional. “Faça uma pausa, mas não abandone a conversa completamente. Não grite nem fique na defensiva”, aponta a profissional.
É essencial estabelecer limites e isso pode ser feito através de frases curtas e simples, mas que, também, colocam a vítima no controle da narrativa. “Preciso pensar nisso antes de responder”, “Entendo, mas não concordo com você” e “Obrigada por compartilhar sua perspectiva. Se você estiver disposta a ouvir a minha, eu posso compartilhá-la” são alguns bons exemplos.
Ramani Durvasula, professora de Psicologia na Universidade Estadual da Califórnia e especialista em narcisismo, afirma que tentar explicar ou defender seu ponto de vista em uma discussão com um narcisista é perda de tempo. “Lembre-se destas palavras simples sempre que discutir com um narcisista: ele não está ouvindo”, diz ela.
Redação/Purepeople Brasil
Foto Reprodução: Prime Video





