A Polícia Civil de Mato Grosso investiga o pai do ex-noivo da jovem flagrada com o padre Luciano Braga Simplício como um dos suspeitos de invadir a casa paroquial, gravar e vazar o vídeo que mostra o religioso com a moça, em Nova Maringá, a 392 km de Cuiabá. Além dele, dois amigos do casal e uma mulher também foram alvos de mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira (16).
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Franklin Alves, a operação resultou na apreensão de três celulares dos investigados, incluindo o aparelho do sogro da jovem. O material será encaminhado para perícia, que deverá esclarecer como cada suspeito agiu durante e após a invasão.
“O vídeo mostra que apenas uma mulher tenta conter o grupo e evitar o que aconteceu. Ela pede para não fazerem aquilo e tenta segurar o marido. A ideia agora é individualizar as condutas, entender o papel de cada um. Foi a família do noivo, liderada pelo pai, que invadiu e expôs a situação envolvendo o padre e a jovem, com ajuda de amigos”, afirmou o delegado.
Franklin destacou ainda que todos os crimes estão sendo apurados dentro do mesmo inquérito, o que dispensa a necessidade de denúncia formal. Mesmo assim, a jovem registrou boletim de ocorrência após o vazamento das imagens.
Entre os crimes investigados estão:
- Invasão de domicílio;
- Constrangimento ilegal;
- Exposição de imagem de cunho íntimo;
- Dano psicológico à mulher.
Próximos passos
Com a apreensão dos celulares, a perícia deve identificar contradições ou divergências entre os depoimentos e o conteúdo encontrado nos aparelhos. Segundo o delegado, o objetivo é garantir uma investigação sólida e evitar que o processo seja anulado futuramente.
“A nossa intenção, com uma investigação qualificada, é buscar elementos objetivos que nos deem certeza sobre o que realmente aconteceu, para que os envolvidos respondam legalmente pelos atos cometidos”, concluiu Franklin Alves.
Homem nega ter filmado a cena
Em nota divulgada nesta semana, o ex-noivo nega que tenha participado ou gravado o vídeo que circula nas redes sociais, no qual o padre aparece de shorts e a mulher é encontrada escondida debaixo da pia de um banheiro na casa paroquial.
“O ex-noivo não esteve presente no local em nenhum momento, na data dos acontecimentos, ele se encontrava em viagem profissional ao estado do Rio Grande do Sul desde a manhã de domingo, totalmente alheio à situação que veio a público”, explica.
A defesa dele pede ainda que a imprensa e o público parem de divulgar o vídeo e outras imagens do caso, alegando que a exposição viola direitos constitucionais e previstos no Marco Civil da Internet e no Código Penal Brasileiro.
O caso
O episódio ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde o padre Luciano Braga Simplício foi flagrado em uma situação comprometedora com a noiva de um fiel. A cena foi registrada por membros da comunidade, que arrombaram a porta do banheiro e filmaram o momento em que a mulher, de roupa curta, tentava se esconder.
Após a repercussão, um áudio atribuído ao padre passou a circular nas redes sociais, no qual ele nega ter tido qualquer relação amorosa com a mulher e afirma que estava de shorts apenas porque “tomava banho” antes de ser surpreendido pela chegada das pessoas à casa paroquial. A autenticidade do áudio não foi confirmada.
Padre afastado
A Diocese de Diamantino, no Mato Grosso, afastou o padre Luciano Braga Simplício da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Nova Maringá.
Com a saída de Simplício, as celebrações passaram a ser conduzidas pelo padre Pedro Hagassis, de 76 anos, ordenado em 2011. A paróquia informou que as atividades religiosas seguem normalmente, mas optou por desativar suas redes sociais após a polêmica.
Redação/Forum
Foto Reprodução: Redes Sociais/Montagem





