SIGA-NOS

Motta envia pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou pedidos de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para avaliação do Conselho de Ética.

A etapa foi confirmada nesta sexta-feira (15) e, na prática, será primeira fase de análise de uma eventual perda de mandato do parlamentar.

Entre os pedidos enviados ao Conselho, há destaque ao que aponta quebra de decoro do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro por atuações nos Estados Unidos que possam ter contribuído com a taxação de 50% a produtos brasileiros.

Ao todo foram quatro denúncias, três apresentadas pelo PT e uma pelo PSOL. Todos os pedidos afirmam que Eduardo violou normas de conduta indicadas para um deputado.

Como próximas etapas, o presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (União-SC), vai sortear parlamentares para definir um responsável pela análise do caso de Eduardo.

As análises preveem espaço para defesa e, ao concluir a etapa, o relatório final será avaliado pelo Conselho. Caso deputados optem pela cassação, a proposta ainda segue para outras instâncias dentro da Câmara e só é confirmada com o aval do plenário.

Eduardo Bolsonaro não havia se manifestado até a publicação deste texto. A publicação será atualizada se houver algum pronunciamento.

Da redação/ Com R7

Comentários