Ambos os times chegaram ao duelo em fases similares, tendo algo a provar. O Flamengo, apesar de estar na liderança do Campeonato Brasileiro e contar com uma nova leva de reforços, vinha de eliminação na Copa do Brasil para o Atlético-MG. Já o Inter conseguiu se afastar do Z-4 no Brasileirão após a pausa para o Super Mundial, mas também foi eliminado na Copa do Brasil, sem conseguir vencer o Fluminense em dois jogos.

Para o duelo de hoje, Filipe Luís manteve a sua base de titulares, apenas com a entrada de Jorginho no meio, Luiz Araújo no ataque substituindo Arrascaeta, suspenso, e Pedro sendo colocado no banco para a entrada de Bruno Henrique. Já o Inter repetiu a escalação da última partida, apenas com a volta de Vitão na zaga e Brian Aguirre ganhando a vaga na lateral.

  • Flamengo avassalador

Com o Maracanã pulsando, o Flamengo começou melhor e criou chances logo nos primeiros minutos, com Luiz Araújo, em cobrança de falta, e Léo Ortiz, de cabeça após escanteio. Dominando a posse de bola, o Rubro-Negro neutralizava com facilidade os gatilhos de marcação colorados e encurralava o Internacional, que pouco conseguia manter a posse e sequer chegava perto do gol. Aos 12 minutos, Luiz Araújo arriscou de canhota, de fora da área, para boa defesa de Rochet. A pressão resultou no gol aos 27, quando Luiz Araújo cobrou escanteio e Bruno Henrique subiu mais alto que todos para cabecear sem chances para o goleiro, fazendo o Maracanã explodir.

Mesmo com a vantagem, o Flamengo manteve o ritmo intenso. Plata teve grande oportunidade aos 37, mas, mesmo dentro da pequena área, parou na zaga. O sufoco continuou, com Bruno Henrique desperdiçando chance aos 41 e Allan finalizando por cima no minuto seguinte. O primeiro tempo terminou com domínio absoluto dos comandados de Filipe Luís e um placar que poderia ter sido muito mais elástico para o lado rubro-negro.

  • Segunda Etapa morna

Para o segundo tempo, o Flamengo já contou com uma notícia ruim: Emerson Royal sofreu entorse no tornozelo e não voltou do intervalo. O Inter conseguiu se ajustar, passou a reter mais a posse de bola e a chegar ao ataque, embora sem oferecer grande perigo. O jogo ficou mais morno em comparação ao massacre flamenguista da primeira etapa. Na metade do segundo tempo, o Mengão voltou a melhorar e retomou o domínio das ações. Com as entradas de Carrascal e Everton Cebolinha, a equipe voltou a controlar a posse. Cansado e com um resultado ainda reversível, o Inter recuou suas linhas e passou a esperar os donos da casa.

O Flamengo voltou a chegar com perigo aos 43 minutos, quando, após bela jogada de Cebolinha, a bola sobrou para Luiz Araújo, que finalizou de canhota para uma grande defesa de Rochet. O Inter respondeu já nos acréscimos, com Vitinho, mas Rossi encaixou e garantiu a vitória rubro-negra no Maracanã.

  • Eliminatória e Sequência

Com a vitória, o Mengão sai na frente na eliminatória e agora joga por um empate no Rio Grande do Sul para seguir adiante na Libertadores. Já o Internacional precisará vencer por dois gols de diferença para avançar às quartas de final; caso vença por apenas um gol, a decisão será nos pênaltis.

As equipes voltam a se enfrentar neste domingo (17), pelo Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio. O duelo de volta da Libertadores acontece na próxima quarta-feira, completando uma sequência de três confrontos em uma semana entre os dois clubes. O vencedor do mata-mata enfrentará Estudiantes ou Cerro Porteño, confronto em que os argentinos largaram na frente na primeira partida.